Você está aqui: Página Inicial Notícias Museu abre hoje exposição "Nós podemos! a mulher da submissão à subversão"

Museu abre hoje exposição "Nós podemos! a mulher da submissão à subversão"

Com curadoria coletiva das alunas e alunos do Curso de Museologia da UFRGS, a exposição tem como tema a mulher e sua busca por igualdade
18/05/2017 11:33

Em pleno século XXI ainda se discute discriminação de gênero. Notícias de violências e abusos contra a mulher estampam capas de jornais todos os dias, assim como comportamentos sexistas são disseminados, aceitos e raramente contestados. Diante dessa realidade, futuros profissionais do Curso de Museologia da UFRGS propõem, através da exposição curricular NÓS PODEMOS! A mulher da submissão à subversão, que a comunidade da UFRGS e a sociedade participem desse necessário debate.

Produzida em curadoria coletiva, a exposição NÓS PODEMOS! está aberta para visitação a partir de amanhã, dia 19, e segue até 24 de junho no Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha, 277 - Campus Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e, aos sábados, das 9h às 13h. A cerimônia de abertura será hoje, às 19h. Entrada franca.

A exposição aborda o caminho percorrido pelas mulheres em busca de igualdade e menos opressão, apresentando ao visitante o mundo feminino, a representação da mulher na sociedade, as amarras e as lutas coletivas. Contando com uma agenda rica em atividades educativas, a exposição pretende suscitar questionamentos e dar visibilidade às conquistas femininas ao longo dos anos.

 

Programação educativa

26 de Maio de 2017, 14:00

Cine debate - “O que há de errado com elas?”:

Exibição dos documentários Carol (2015) e O que há de errado com ela? (2015), com participação de Neusa Heinzelmann, integrante do Coletivo Feminino Plural, e Lívia Pascal, pós-graduada em Fotografia de Conceito e Criação (EFTI - Madrid, Espanha, 2011).

Local: Plenarinho - Av. Paulo Gama, 110

Campus Central UFRGS - POA/RS

 

16 de Junho de 2017, 14:00

Mesa Redonda “Mulheres abrindo espaços”:

Nos dias atuais, as mulheres atuam nas mais diversas áreas de conhecimento e trabalho. Nos coletivos femininos, cada um desses saberes se une para questionar, debater e lutar por direitos e igualdade. A mesa redonda pretende dialogar sobre as experiências e o trabalho de apoio realizado pelos coletivos femininos.

Local: Plenarinho - Av. Paulo Gama, 110

Campus Central UFRGS - POA/RS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000