Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Museu da UFRGS recebe exposição Imensa Mente

Museu da UFRGS recebe exposição Imensa Mente

16/05/2018 08:29

A exposição curricular Imensa Mente - Caminhos da Saúde Mental: do existir ao resistir é a 8ª exposição realizada pelo Curso de Bacharelado em Museologia da UFRGS, de curadoria compartilhada por alunos. Aberta desde 4 de maio, está disponível para visitação até dia 30 deste mês, no mezanino do Museu da UFRGS (Av. Osvaldo Aranha – 277) com entrada franca.

Os recortes apresentados na exposição têm ênfase em Porto Alegre, desde o início do século XIX até os dias atuais e focam na promoção da saúde, numa proposta humanizada do ser e no papel das instituições e da sociedade diante da temática da Saúde Mental.

Imensa Mente - Caminhos da Saúde Mental: do existir ao resistir trata de questões como a percepção da normalidade (e sua construção social), as transformações histórico-sociais da Saúde Mental, bem como sua institucionalização; a luta antimanicomial e as mudanças ocorridas através da legislação; as unidades públicas de apoio e alguns tratamentos que surgiram com esse movimento; e a interiorização, humanização e integração do ser.

Os acervos selecionados, tais como peças de vestuário dos hospitais, algumas reproduções de obras de arte que conversam com o tema e obras de arte que integram parte do acervo da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, e outros recursos cenográficos compõem a expografia da exposição.  O trabalho educativo que foi desenvolvido é prático e interativo, levando o público a vivenciar de forma lúdica as experiências sugeridas ao longo da mostra, e visam fomentar o debate e a desconstrução de ideias que transitam no senso comum e que, de certa forma, impulsionam os preconceitos e indiferenças na nossa sociedade. A questão da acessibilidade também foi uma das preocupações da equipe curatorial no intuito de dar autonomia aos visitantes.

A exposição foi concebida a partir de pesquisas em diversas áreas do conhecimento e não tem a intenção de recomendar tratamentos, estigmatizar doenças, instituições, sujeitos e/ou estabelecer diagnósticos. Propõe-se a evidenciar um tema que merece ser mais debatido, pois entendemos ser esse nosso compromisso para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A exposição IMENSA MENTE visa problematizar a temática da Saúde Mental a partir de olhares diferenciados que possibilitem novas compreensões sobre este tema. Nessa perspectiva, propõe ao público um momento de reflexão sobre as inúmeras maneiras de olhar o outro e olhar a si, livre de preconceitos.

 

Imensa Mente - Caminhos da Saúde Mental: do existir ao resistir

Abertura: 04 de maio de 2018 às 18h30

Visitação: até 30 de maio de 2018.

Horário de Visitação: Segunda a Sexta das 08h às 20h – Sábados das 09h às 13h

Local: Museu da UFRGS - Avenida Osvaldo Aranha, 277, Porto Alegre/RS.

Entrada Franca

Mais informações: www.ufrgs.br/museu

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000