Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Museu e Planetário participam da Noite dos Museus

Museu e Planetário participam da Noite dos Museus

Em sua sexta edição, que ocorre neste sábado, 21 de maio, evento terá exposições e apresentações musicais nos espaços culturais da UFRGS com entrada franca
19/05/2022 10:36

A Universidade estará presente na edição 2022 da Noite dos Museus, momento que celebra a cultura em todos os sentidos e fortalece os vínculos com a capital gaúcha, sua identidade e seu imaginário. A exemplo das demais instituições participantes, o Planetário e o Museu da UFRGS estarão de portas abertas neste sábado, 21 de maio, para receber o público a partir das 19h.

No Planetário, será inaugurada a exposição Professor José Baptista Pereira, que conta um pouco da história desse professor de engenharia que dá nome ao tradicional espaço de complementação de ensino e popularização da Astronomia. Serão expostos equipamentos utilizados por ele, assim como cartazes contando a história do Planetário. O acesso é livre, mas será limitado o número de pessoas que poderão permanecer dentro da saguão, devido às restrições sanitárias.

Além da mostra, quatro bandas irão se apresentar nos jardins do Planetário ao longo da noite: Paradise Sessions, às 19h15; Carrossel Diabólico, às 21h; Os Replicantes, às 22h30; e o DJ Fredi Chernobyl, às 23h.

Já no Museu da UFRGS as atrações serão a exposição “Museu e Universidade: trajetórias que criam conexões”, que aborda a trajetória do museu e da UFRGS, relembrando momentos marcantes e celebrando encontros, parcerias e experiências vividas; e a mostra “Cidade e Universidade em Imagens: 1890 a 1930”, que apresenta as transformações urbanas dos anos 1890 a 1930 e o surgimento dos primeiros cursos superiores em Porto Alegre.

Também haverá shows com as bandas Lucas Brum Trio (jazz), às 19h30; As Aventuras (rock, surf music instrumental), às 20h30; Matheu Corrêa (soul funk, rock), às 21h30; e Naddo entre Gigantes (mpb, rock, pop), às 23h.

O Museu estará recolhendo doações de alimentos não perecíveis e roupas para a aldeia Pindó Mirim, além de seguir com todos os cuidados necessários em relação à covid-19. O acesso ao Campus Centro se dará pela Rua Sarmento Leite, com disponibilidade de estacionamento.

Confira no perfil @noitedosmuseus todas as atrações e participe!

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000