Você está aqui: Página Inicial Notícias Nelson Petzold recebe Título de Professor Emérito

Nelson Petzold recebe Título de Professor Emérito

Ícone do design gaúcho, professor aposentado da Faculdade de Arquitetura da UFRGS é homenageado pelas contribuições à docência e à atividade projetista
13/11/2012 13:14

Galeria de Fotos

 

Dezenas de objetos que fazem parte do cotidiano dos brasileiros como talheres, garrafas térmicas, tesouras e fogões tiveram seus designs revolucionados pelo mais novo Professor Emérito da UFRGS. Nelson Ivan Petzold, docente aposentado do Departamento de Expressão Gráfica, da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, recebeu a honraria na manhã de hoje, 13, em sessão solene do Conselho Universitário. A proposta de outorga do título partiu da sua unidade acadêmica para homenagear Petzold, ícone do design gaúcho e que ajudou a formar gerações de importantes profissionais atuantes no mercado.

As mais de quatro décadas de vivência de Petzold na UFRGS foram recontadas no discurso da oradora, Maria do Carmo Curtis, professora da Faculdade de Arquitetura. “A colaboração com seus pares, a capacidade de inovar e a obsessão em tornar melhor a vida das pessoas são a marca de Petzold, características que transcendem aos muitos prêmios que recebeu”.

À frente da solenidade, o reitor Carlos Alexandre Netto destacou a capacidade de inovar como grande característica do homenageado.  “Pioneiro e visionário, Petzold sempre teve seu olhar voltado a empreender e colaborar com o desenvolvimento da competitividade e qualidade da indústria nacional”.

Sentindo o peso da emoção, Nelson Petzold discursou brevemente agradecendo as presenças dos que lotavam a Sala dos Conselhos, dizendo sentir-se honrado com a distinção. Mas o alvo maior de suas palavras não estava ali. “ Pelo que representa meu trabalho na UFRGS, quero dividir esse título de Professor Emérito com o Bornancini, meu amigo e parceiro de trabalho por mais de 40 anos”. (O professor Bornancini faleceu em 2008).

A homenagem está materializada no Saguão da Reitoria, onde foi inaugurada a mostra Bornancini e Petzold Pioneiros do Design no Rio Grande do Sul. A exposição traz o resultado da sintonia da dupla, que resultou no desenvolvimentos de mais de 200 produtos em inúmeros segmentos da indústria, marcando a vida e a memória dos brasileiros.

A mostra fica aberta à visitação até 22 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

 

Sobre Petzold

Formado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da UFRGS,  Nelson Ivan Petzold voltava à unidade em 1961 inaugurando a carreira no magistério. Poucos depois, paralelamente, passou a desenvolver suas atividades junto ao então Departamento de Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura, onde se dedicou até sua aposentadoria. Em 1970, foi vice-diretor da Faculdade de Arquitetura e na década seguinte, exerceu cargo de Chefe do Departamento de Expressão Gráfica.

Seus livros, escritos em parceria com outros docentes representaram à sua época um verdadeiro marco inovador no ensino do Desenho Técnico para todo o país, adotados pela maioria das Instituições de Ensino da área tecnológica.

Entre suas muitas atividades, atuou como ministrante de palestras e pronunciamentos em nome da valorização do design como profissional de uma área multidisciplinar e multifacetada.

UFRGS Notícias nas redes sociais:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000