Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Nota de pesar: faleceu o professor Dieter Wartchow

Nota de pesar: faleceu o professor Dieter Wartchow

02/07/2020 09:18

A UFRGS comunica, com profundo pesar, o falecimento do professor Dieter Wartchow, ocorrido nesta terça-feira, 30 de junho. Professor adjunto vinculado ao Departamento de Obras Hidráulicas do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), Wartchow era graduado em Engenharia (1979) e mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (1982), ambas as titulações pela UFRGS.

Doutor em Engenharia pela Universidade Stuttgart (1988), atuou como diretor-geral do Departamento de Água e Esgoto (DMAE/Porto Alegre), diretor-presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), presidente nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), secretário Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre e técnico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam).

Entidades emitiram notas de pesar que retratam a importância da atuação de Dieter Wartchow “na luta a favor do saneamento público de qualidade. Sua gestão foi marcada pelo compromisso com o fortalecimento do poder local para o exercício da titularidade do saneamento, reforçando a gestão pública do setor como instrumento de democratização do acesso da população à infraestrutura sanitária”, enaltece a nota de pesar da Assemae.

Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) manifestou, também em nota, o "profissional competente e o colega gentil” que foi Wartchow, “um defensor ardoroso do saneamento público de qualidade, sendo inestimável sua contribuição ao desenvolvimento do setor e à formação de novos profissionais”.

Como professor, Dieter Wartchow dedicou-se às pesquisas sobre água, esgotos, drenagem, resíduos, planejamento e gestão no saneamento e meio ambiente.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000