Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Nota sobre ocupação do prédio da Reitoria

Nota sobre ocupação do prédio da Reitoria

UFRGS esclarece fatos ocorridos na quarta-feira e informa sobre definições acordadas em reunião com movimentos negros
08/03/2018 11:12

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi tomada de surpresa com a ocupação da Reitoria por representantes de movimentos negros. O fato se deu durante a realização de uma reunião na qual participavam o Reitor e membros da Administração Central, integrantes das Comissões de Autodeclaração e dos movimentos negros. Com a invasão do prédio, a Reitoria entende que está encerrado o diálogo, mas que será mantida a implementação dos pontos firmados durante a reunião.

O que ficou acordado durante a reunião da tarde de 7 de março:

- Reafirmado que o elemento predominante nas avaliações é o FENÓTIPO do candidato e não dos avós, em qualquer instância da avaliação. O que a portaria 937 (que atualiza a portaria 800) faculta é que candidatos não homologados apresentem documentação comprobatória e adicional que julgarem relevante.

- Atende demanda anteriormente apresentada pelos movimentos negros de aumentar o número de avaliadores nas comissões e incluir a representação discente.

- Definido que o Reitor receberá um único parecer com recomendação da Comissão Recursal por candidato.

- Acordada a formação de um grupo de trabalho plural com o objetivo de aprimorar o processo de verificação da veracidade das autodeclarações raciais.

Diante da ocupação do prédio da Reitoria, a UFRGS resolve:

Manter as avaliações, respeitando e aperfeiçoando os itens que foram acordados durante a reunião entre a Administração Central e representantes dos movimentos negros;

Manifestar sua solidariedade aos servidores que tiveram a saída do prédio bloqueada no dia de ontem. Durante todo o período, o Reitor buscou a negociação para uma saída pacífica para a situação, a fim de preservar a integridade das pessoas que estavam impedidas de deixar a Reitoria.

Informar que, no momento, as comissões Permanente e Recursal estão reunidas para, em conjunto, encaminhar os pontos acordados nas reuniões dos dias 5 e 7 de março, a fim de dar prosseguimento às aferições e, assim, garantir os direitos dos candidatos à matricula na Universidade.

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000