Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Nova diretoria da ADUFRGS-Sindical é recebida no Salão Nobre

Nova diretoria da ADUFRGS-Sindical é recebida no Salão Nobre

A gestão, que comandará o sindicato no triênio 2019-2022, apresentou algumas das suas propostas
12/09/2019 18:42

A nova direção da ADUFRGS-Sindical foi recebida nesta quinta-feira, 12 de setembro, pelo reitor Rui Vicente Oppermann e pela vice-reitora Jane Tutikian no Salão Nobre da Reitoria. O presidente e o vice-presidente, Lúcio Olímpio de Carvalho Vieira e Darci Barnech Campani, apresentaram os integrantes da gestão do sindicato dos professores das Instituições Federais de Ensino Superior de Porto Alegre, para o mandato 2019-2022 e que tomou posse em 23 de agosto.

Durante o encontro, Lúcio afirmou que o atual momento exige o fortalecimento da universidade e os seus espaços democráticos e também o reconhecimento do sindicato como instância importante na organização social brasileira, como espaço de reinvindicação. Ainda convidou o reitor e a vice-reitora para mesa de diálogo "O futuro da universidade pública brasileira", em 24 de setembro na ADUFRGS, que discutirá o papel da universidade dentro do projeto de construção de uma nação. O evento dá continuidade ao debate iniciado em agosto quando foi discutido os potenciais efeitos sobre a educação pública do projeto Future-se. O presidente ainda comentou que vem dialogando com entidades representantes de cidades do Rio Grande do Sul para mostrar o impacto que instituições de ensino superior públicas tem sobre cada município e a vida de cada cidadão e como as políticas do atual governo federal podem afetar isso.

Jane agradeceu o convite e disse que a realização de eventos como a mesa proposta é fundamental para mostrar a situação das universidades e a sua importância.  Desejou sucesso à nova direção e que se construa uma parceria entre ambas as instituições com muito respeito. Oppermann vê que a nova diretoria tem algumas propostas que pautam de forma mais concreta e que atendem mais diretamente as pessoas ou as comunidades com as quais as instituições de ensino superior se relacionam, como buscar interação com os municípios gaúchos em diferentes áreas.

O reitor comunicou ainda que um novo sistema de progressão será implementado em breve.  “Ele vai tornar o processo mais ágil. Vai proteger o docente dos próprios esquecimentos. Irá fazer com que a progressão seja um direito exercido pelo docente na sua plenitude”, assegura. O Centro de Processamentos de Dados (CPD) vem desenvolvendo o novo sistema que tornará o processo digital.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000