Lançamento da Editora da UFRGS aborda a constituição e conservação dos acervos literários
A Editora da UFRGS publicou o livro digital Matérias da memória, de Maria da Glória Bordini, disponível gratuitamente para leitura e download no Lume - Repositório Digital. A obra consiste em uma coletânea de ensaios que aborda a constituição e a conservação dos acervos literários com exemplos que decorrem de fontes encontradas no acervo literário de Erico Verissimo.
O livro “se deve a uma experiência desenvolvida no Sul do Brasil, em torno de seu romancista mais mundialmente conhecido: Erico Verissimo”, descreve a autora na introdução da publicação. “Partindo da preservação de sua documentação literária, outras iniciativas vieram à luz, e uma série de estudos e eventos acadêmicos, que envolveram muitos pesquisadores, docentes e discentes universitários de todo o país, deu corpo à expansão de tecnologias de gestão e difusão do que veio a ser chamado de 'acervo literário'. O conjunto de trabalhos produzido por esse empreendimento memorial ultrapassa os limites desta coletânea, interessada em expor algumas das facetas da investigação de acervos, dirigida a várias áreas dos estudos sobre literatura”, explica.
Acesse a obra completa em lume.ufrgs.br/handle/10183/230327.
Sobre a autora
Maria da Glória Bordini é doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e atua como colaboradora convidada do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS. Organizou o acervo literário de Erico Verissimo e o antigo Centro de Memória Literária/PUCRS, hoje Delphus. É bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
*com informações da Editora da UFRGS