Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Nuccio Ordine ministra Aula Magna na Universidade

Nuccio Ordine ministra Aula Magna na Universidade

Professor e filósofo italiano irá proferir a conferência “A Utilidade dos Saberes Inúteis”, um dos tema abordados em seu último livro recém-lançado no Brasil
23/02/2016 10:33

A Aula Magna, que marca a abertura do semestre letivo na UFRGS, terá a presença do crítico, filósofo e professor italiano Nuccio Ordine, um dos maiores conhecedores sobre a Renascença na atualidade e grande especialista na obra de Giordano Bruno. Ele ministra a conferência “A Utilidade dos Saberes Inúteis”, às 10 horas, do dia 10 de março, no Salão de Atos da Universidade. O evento tem entrada franca, por ordem de chegada. Haverá tradução consecutiva para o português e também para libras.

O professor defende a valorização dos conhecimentos não ligados diretamente ao alcance de resultados práticos, os chamados saberes “inúteis”, mas que são fundamentais para sedimentar as bases para um pensamento crítico da sociedade. Também desaprova o que chama de “empresariamento” do conhecimento científico, orientado pela lógica da produtividade extrema dentro do universo acadêmico. Para ele, essa prática ameaça a possibilidade de conceber a universidade como um lugar no qual se reflete, se ensina, se faz pesquisa. De acordo com o filósofo, a ótica utilitarista e do culto à posse acaba diminuindo a essência das pessoas, pondo em risco não só a cultura, a criatividade e as instituições de ensino, mas valores fundamentais como a dignidade humana, o amor e a verdade.

A necessidade de consumir um volume cada vez maior de informação é igualmente contestada pelo professor italiano. Para Nuccio, uma forma de combater a ansiedade causada pela falta de tempo para estar informado de tudo que nos rodeia é contrapor-se à velocidade – “imposta pela internet, pela comunicação, pelo lucro e pelo empresariamento exasperado” – e estabelecer uma ode à lentidão. Da mesma forma a educação, segundo Nuccio, não pode se apoiar na ilusão de que prepara jovens exclusivamente para o mercado de trabalho, porque os cenários estão em transformação constante.

Essas e outras reflexões serviram de base para compor seu mais recente livro, “A Utilidade do Inútil - Um manifesto", recém-lançado no Brasil pela editora Zahar, com tradução do professor da UFRGS Luiz Carlos Bombassaro. A obra estará à venda durante a Aula Magna, e os interessados poderão ter o livro autografado pelo autor após o evento.

Perfil

Nascido na cidade italiana de Diamante, em 1958, o professor literatura italiana na Universidade da Calábria é reconhecido internacionalmente como um expoente da crítica da cultura e um dos mais importantes estudiosos do Renascimento. Sua vasta produção bibliográfica foi traduzida para inglês, japonês, francês, chinês, alemão, romeno, russo e português. Suas obras vêm repercutindo junto ao público, a intelectuais e a críticos como George Steiner, Eugenio Garin, Pierre Hadot e Umberto Eco.

Como reconhecimento à importância de sua presença no cenário mundial, Nuccio Ordine é alvo de condecorações e prêmios entregues por instituições internacionais renomadas. Na UFRGS, recebeu em 2012 a mais alta distinção concedida pela Universidade, o título de Doutor Honoris Causa.

A participação do estudioso italiano na Aula Magna da UFRGS é uma iniciativa da Faculdade de Educação e dos institutos de Letras e de Artes, com apoio do Museu da UFRGS.

Transmissão

Será possível, também,  acompanhar a conferência ao vivo pela internet em aovivo.ufrgs.br/ufrgstv/

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000