Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Obras de Luiz Gonzaga estão na 5ª edição do Percurso do Artista

Obras de Luiz Gonzaga estão na 5ª edição do Percurso do Artista

Abertura da exposição será no dia 13 de maio
09/05/2014 16:30

A Sala João Fahrion da Reitoria da UFRGS recebe, durante os próximos meses, obras do artista plástico Luiz Gonzaga, no projeto Percurso do Artista. A abertura da exposição será realizada na terça-feira, dia 13 de maio, às 19 horas, e a visitação pode ser feita de 14 de maio a 17 de outubro, das 10h às 18h. O projeto apresenta trabalhos dos quase 50 anos de produção do artista, com obras que evidenciam a linguagem plástica pela qual Gonzaga se tornou conhecido, em peças desde o início da carreira na escultura e outras poucas vezes vistas, incluindo pinturas, tapeçarias e desenhos.

Segundo a curadora da exposição, Blanca Brites, ao acompanhar trajetória do artista, “percebe-se o uso de elementos recorrentes, como a suave ondulação de linhas, o domínio do onírico e do emocional com os quais suas obras são impregnadas”. Ela destaca, também, o processo de trabalho do artista: “Gonzaga trabalha silenciosamente, quase recluso, em seu ateliê, onde elabora pequenos desenhos que depois de ampliados, transformam-se em moldes servindo como base para construir suas esculturas em resina sintética”. E conclui: “É possível apreender nesta mostra, os desejos, convicções e aspirações que impulsionam, mesmo inconscientemente, os gestos do artista no labiríntico processo de criação”, ressalta.

O artista

Nascido em Júlio de Castilhos/RS, em 1940, Luiz Gonzaga de Mello Gomes formou-se no Instituto de Artes da UFRGS, tendo realizado vários estágios de aperfeiçoamento em Madri (Espanha). Sua vida artística fez paralelo à carreira docente, inicialmente, no Centro de Artes da UFSM e, posteriormente, lecionando escultura no Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes/UFRGS, onde se aposentou como professor titular. Possui obras em museus reconhecidos, com participação com uma sala na 21ª Bienal de São Paulo (1991) e a premiação no concurso para o Monumento aos Mortos e Desaparecidos Políticos, no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre.

O projeto

Percurso do Artista é um projeto do Departamento de Difusão Cultural (DDC) da UFRGS dedicado a realizar exposições da produção completa de professores artistas da Universidade. Criado em 2009, o projeto já apresentou quatro mostras na Sala João Fahrion: Nico Rocha (escultura), Luiz Eduardo Achutti (fotografia), Flavio Gonçalves (fotografia, pintura, gravura) e Eduardo Vieira da Cunha (pintura, desenho). O agendamento para a visitação de grupos pode ser feita pelo telefone 51.3308.3034.

Com informações do Departamento de Difusão Cultural.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000