Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Observatório das Metrópoles discute manifestações urbanas da atualidade

Observatório das Metrópoles discute manifestações urbanas da atualidade

Casos de Santiago e de Barcelona ilustram discussões sobre o ‘urbano em movimento’
13/12/2019 15:38

Na próxima terça-feira, dia 17 de dezembro, o Observatório das Metrópoles – Núcleo Porto Alegre realizada o debate “O urbano em movimento: Santiago (Chile) e Barcelona (Catalunha)”, às 19h, na Livraria Cirkula. Os dois casos apresentados ilustram uma série mobilizações populares que atingiu diferentes países nos diversos continentes, no segundo semestre de 2019, como: Hong Kong (China), Beirute (Líbano), Quito (Equador), La Paz (Bolívia), além de Santiago (Chile) e Barcelona (Espanha).

Desse modo, o debate será sobre como um novo ciclo de “revoluções urbanas” neste século 21 pode ser caracterizado por movimentos relativamente espontâneos, em formatos massivos, com diversidade de grupos sociais e com diferentes expressões das reivindicações – que vão de questões econômicas, sociais e ambientais a pautas culturais e identitárias de reconhecimento de direitos específicos de minorias.

O debate será conduzido a partir das experiências de dois professores da UFRGS, Paulo Roberto Soares e Vanessa Marx, que que realizaram missões de pesquisa em universidades das duas cidades durante este semestre e que puderam observar in loco este novo tipo de ativismo urbano. A atividade marca também o encerramento anual das atividades do Observatório das Metrópoles – Núcleo Porto Alegre.

O evento tem apoio do Instituto Latino Americano de Estudos Avançados (ILEA) e da Livraria Cirkula. A livraria está localizada na avenida Osvaldo Aranha, nº 522, no Bom Fim, em Porto Alegre.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000