Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Os impactos do novo coronavírus na agricultura familiar

Os impactos do novo coronavírus na agricultura familiar

Pesquisadores da UFRGS e da Unisc coletam dados sobre alterações no abastecimento alimentar do Rio Grande do Sul em meio à pandemia
21/05/2020 09:30

Um estudo desenvolvido com a colaboração da UFRGS investiga a influência do novo coronavírus na logística alimentar de algumas regiões do Rio Grande do Sul. A ideia principal é checar como está o sistema agroalimentar local em meio aos impactos da pandemia de Covid-19 — ou seja, como está o acesso da população aos alimentos com as limitações do comércio. Em meio a esse contexto, organizações internacionais já alertaram sobre o possível agravamento da fome e a dificuldade de escoar a produção.

A pesquisa é coordenada por Potira Preiss, integrante do Grupo de Estudos em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural da UFRGS (Gepad) e pesquisadora de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação e Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGDR/Unisc). O estudo está em fase de coleta de dados e ocorre principalmente nos canais de comercialização curta, em que o agricultor é o próprio comerciante ou há poucos intermediários até a venda ao consumidor — como feiras,  sistemas de consumo cooperativo e sistemas de entrega domiciliar (como e-commerce ou lojas especializadas).

Confira a matéria completa no UFRGS Ciência.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000