Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Oscar Jara recebe título ‘Doutor Honoris Causa’ pela UFRGS

Oscar Jara recebe título ‘Doutor Honoris Causa’ pela UFRGS

Pesquisador é referência nos estudos em educação popular na América Latina foi homenageado nesta quarta-feira
12/09/2018 17:57

Galeria de Imagens

A sistematização de experiências de educação popular na América Latina toma grande parte da vida do pesquisador Oscar Jara, que teve sua trajetória de cerca de 50 anos de trabalho reconhecida com a entrega do título “Doutor Honoris Causa” pela UFRGS. A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira, dia 12 de setembro, na Sala dos Conselhos, a partir de uma proposição feita pela Faculdade de Educação (Faced). A mesa solene teve a presença do reitor Rui Vicente Oppermann, da vice-reitora Jane Tutikian e do diretor da Faced César Machado Lopes. A oradora da solenidade foi a pró-reitora de Extensão da UFRGS Sandra de Deus.

Sandra de Deus realizou um resgate de seu primeiro contato com as pesquisas de Jara, na década de 1980, elogiando seu trabalho de fundamentação da educação popular a partir de uma presença nas diversas realidades, desde o trabalho junto a grupos juvenis e alfabetização em regiões periféricas até a consolidação acadêmica da metodologia de sistematização de experiências, proposta teórica que levou o pensador a ser conhecido mundialmente na educação popular e na extensão universitária. O reitor ressaltou o papel de Jara no desafio da educação da América Latina a partir do olhar da própria América Latina, da realidade local, numa construção legitima da história.

Jara, que preside o Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe, também foi lembrado por Sandra de Deus pelo convívio pessoal e pela insistência no aprendizado em via dupla educador/educando, como discípulo de Paulo Freire. Ele, que tem cidadania  peruana e costarriquenha, recebeu um destaque final na fala de Sandra de Deus: “Pelo jeito latino-americano para onde olhar e pelo jeito de olhar para seu povo, Oscar não tem só duas cidadanias, mas a cidadania latino-americana”, disse a pró-reitora.

Três sentidos para educação popular

Em sua conferência após receber a diplomação, Oscar Jara dedicou a honraria aos educadores populares e ressaltou que educar deve ser um aprendizado, para além de uma transmissão. Na exposição,  ele enfatizou três sentidos da qualificação “popular” que é dada à educação: 1) vem do povo, num sentido geral de que é direito e dever Estado oferecer educação a sua população; 2) ligada aos setores populares, destinada àqueles que têm algum nível de assimetria e, por isso, devem ser prioritários na área; 3) vem da ideia de educação como movimento que constrói e que é capaz de transformar, de transpor limites. Para ele, a educação deve ser popular nos três sentidos indicados, ao mesmo tempo.

Aliado à fala de Jara, o reitor Rui Oppermann reforçou que esse desafio da educação popular também é responsabilidade da universidade, em vista da construção de uma universidade que enxergue sua origem e sua participação popular. Ao final, houve apresentação cultural do músico Demétrio Xavier.

Presente na vida da UFRGS

Ao menos três vezes, Oscar Jara esteve presente em atividades na UFRGS nos últimos anos: Em 2011, com conferência de abertura do 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária; em 2013, no Salão UFRGS, com a conferência que discutiu o papel da universidade na sociedade; e, recentemente, durante o Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), com a conferência ‘Os desafios éticos, políticos e pedagógicos que a extensão universitária enfrenta como ação transformadora’.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000