Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Palavra e Sensibilidade lança o vídeo 'As Contradições de Eva'

Palavra e Sensibilidade lança o vídeo 'As Contradições de Eva'

A produção do projeto de extensão do Instituto de Artes é uma adaptação do conto homônimo de Jane Tutikian. A estreia acontece nesta quinta-feira, dia 14
13/10/2021 15:55

O projeto de extensão Palavra e Sensibilidade: Leituras Cênicas de contos de Jane Tutikian em ambiente virtual lança amanhã, 14 de outubro, o seu segundo vídeo. O episódio 'As Contradições de Eva' é uma adaptação do conto homônimo da escritora gaúcha, publicado originalmente no livro "A Rua dos Secretos Amores".

A obra mostra os delírios de uma dona de casa quando, a partir de um bilhete de amor encontrado no chão, passa a desconfiar que é traída pelo marido. Eva imagina uma realidade paralela a partir de sua dúvida, na qual aparecem questionamentos relacionados à vida a dois, autoestima, arrependimento, sonhos abandonados, resquícios de um machismo introjetado nas mulheres e o medo de perder o companheiro. Eva representa uma geração de mulheres que não obteve suporte para levar os sonhos adiante e encontrou no relacionamento a realização de uma vida.

A produção, com duração de 25 minutos, estreia às 21h no canal  do Palavra e Sensibilidade no YouTube. Após o lançamento, o vídeo seguirá disponível no canal do projeto.

 

Palavra e Sensibilidade

Projeto do Núcleo de Comunicação e Cultura do Instituto de Artes (IA) da UFRGS, Palavra e Sensibilidade: Leituras Cênicas de contos de Jane Tutikian em ambiente virtual é uma criação da atriz e diretora de Artes Cênicas do IA, Elisa Lucas. Como alternativa de entretenimento, a proposta do projeto nasceu durante a pandemia de covid-19 e tem relação com a pesquisa de Elisa “Práticas corporais e vocais para potencializar a presença cênica a partir do processo de criação dramatúrgica atorial”. Além disso, reforça o papel social da Universidade de fomentar a arte e estimular possibilidades de produção e consumo cultural, incentivando a literatura através dos recursos audiovisuais.

'As Moças' é o primeiro trabalho do projeto. Publicado no início de 2021, o vídeo trata da história de Dona Maria e suas vizinhas, que se apegam, com carinho e ternura, a três moças vindas do interior e se propõem a cuidar delas.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000