Você está aqui: Página Inicial Noticias Palestra aborda evolução das ideias científicas desde os gregos

Palestra aborda evolução das ideias científicas desde os gregos

Professor do Instituto de Física fala sobre relação entre o modo de pensar dos filósofos antigos e dos cientistas da modernidade. Entrada franca
16/07/2013 08:46

Nesta quinta, 18 de julho, o Ciclo de Palestras da Física propõe uma reflexão sobre a herança científica legada pelos gregos à humanidade. O professor José Roberto Iglesias, especialista em física aplicada, relaciona o conhecimento atual com os saberes desenvolvidos pelos filósofos antigos. O encontro ocorre na Livraria Cultura do Shopping Bourbou Country (Avenida Túlio de Rose, 80), a partir das 19h30min. A entrada é franca.

Leia resumo da atividade:

“De Tales de Mileto ao gato de Schrodinger: a evolução das idéias científicas

Durante a recente crise da Grécia, as mensagens de apoio e solidariedade rezavam we are all Greeks (somos todos gregos). Na realidade, nossa identificação com os gregos vai mais longe. Deles herdamos a forma de ver o mundo, como um ente organizado e que pode ser entendido racionalmente, e a forma de fazer ciência.

Ainda hoje nosso modo de pensar não difere muito daquele dos antigos filósofos gregos, porém, a unificação do terrestre e o celeste advêm com o Newton, e a indeterminação é introduzida pela física quântica. O que há de novo na ciência moderna e o que permanece até hoje do pensamento grego? É isso que tentaremos discutir.”

José Roberto Iglesias – possui graduação no Instituto de Física Balseiro – Universidad Nacional de Cuyo, Argentina (1969) e doutorado no Laboratoire de Physique des Solides - Université Paris Sud (1977). É bolsista de pesquisa do CNPq nível I-A e professor Titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Leciona nas pós-graduações em Física e em Economia da UFRGS. Nos últimos anos vem se dedicando ao estudo de problemas interdisciplinares: principalmente física aplicada à economia e às ciências sociais, estudando problemas como distribuição de renda, propagação de opiniões e criminalidade em redes complexas. Tem larga experiência nas áreas de física da matéria condensada, física estatística e física quântica.

UFRGS Notícias nas redes sociais:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000