Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Palestra discute transversalidade na gestão universitária

Palestra discute transversalidade na gestão universitária

A atividade integra o cronograma de capacitações do Programa de Desenvolvimento de Gestores
22/04/2019 18:44

Galeria de imagens

A Sala II do Salão de Atos da UFRGS recebeu na tarde desta segunda-feira, dia 22, a terceira conferência do Programa de Desenvolvimento de Gestores. O encontrou debateu a transversalidade na gestão universitária. A palestra foi ministrada pelo professor Naomar Almeida Filho, que já foi reitor da Universidade Federal da Bahia (2002-2010) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (2013-2017).

O docente realizou revisão das raízes e dos sentidos do conceito de transversalidade e seus correlatos (inter-transdisciplinaridade, trans-episteme, ecologia de saberes) e seus derivados (transversalização, práticas transversalizadas, competências transversais). A transversalidade, que objetiva uma comunicação e um diálogo entre diferentes disciplinas ou saberes, pretende superar dois impasses: a verticalidade (a hierarquização) e a horizontalidade (a conexão somente entre áreas afins e semelhantes). Segundo o professor, o conceito, formalizado por Feliz Guattari e Gilles Deleuze na década de 1960, obteve um acolhimento entusiasmado na área da educação. No entanto, para ele, a ideia não é inovadora e incorpora outros conceitos, como, por exemplo, inter-transdisciplinaridade.

Durante o debate crítico sobre o assunto, Naomar apontou a viabilidade da transversalidade acadêmica com foco na gestão universitária como atividade integrada nas práticas do cotidiano da “universidade orgânica”. Segundo o professor, as fronteiras tecnocientíficas da atualidade (nanomateriais, robótica, big data, etc.) e as ameaças às culturas políticas da democracia (individualismo, fundamentalismo, etc.) sinalizam para um novo perfil do gestor protagonista do século XXI. Para o professor, a gestão universitária deve incorporar o pensamento da ecologia dos saberes, de Boaventura de Souza, que busca harmonizar de modo orgânico os conhecimentos científicos e práticos de diferentes diversidades. “A universidade não deve se ater a ela própria, mas estar aberta e incluir nas suas diferentes instâncias a comunidade externa”, conclui.

Programa de Desenvolvimento de Gestores

Com o objetivo de capacitar os gestores da Universidade de forma continuada e permanente, o Programa de Desenvolvimento de Gestores conta com uma série de ações voltadas ao desenvolvimento das competências governamentais, institucionais e gerenciais prioritárias para o desempenho das atividades e das responsabilidades inerentes à função que ocupam. Tendo como público-alvo dirigentes e vice-dirigentes da Administração Central e de unidades regionais e acadêmicas e servidores docentes e técnico-administrativos investidos em cargo de direção, função gratificada e função comissionada de coordenação de curso, a programação conta com palestras, minicursos, mesas-redondas e oficinas, com atividades previstas para até junho de 2020. As inscrições para cada atividade ocorrem de forma independente e devem ser feitas pelo Portal do Servidor. Mais informações estão disponíveis no site do Programa de Desenvolvimento de Gestores.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000