Parceria entre UFRGS e UERGS inicia formação para professores estaduais
Na manhã de hoje, 7, teve início a primeira turma de formação continuada dos professores que vão atuar como orientadores de estudos do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio em Porto Alegre e na Região Metropolitana. As atividades, coordenadas pela UFRGS em parceria com a UERGS, ocorrem no Hotel Embaixador até a quarta-feira, 9.
Os futuros orientadores receberam as saudações do secretário de educação do estado José Clovis de Azevedo. Pela UFRGS, compareceram o pró-reitor de Graduação Sérgio Franco, a diretora da Faculdade de Educação Simone Valdete dos Santos, a diretora do Colégio de Aplicação Dirce Maria Guimarães e a coordenadora geral do Projeto Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio na Universidade Danusa Mansur Lopez. Pela UERGS, estiveram presentes o reitor Fernando Guaragna Martins e o pró-reitor de Ensino Leonardo Beroldt da Silva.
A etapa iniciada hoje em Porto Alegre integra o calendário da Secretaria de Educação para promover encontros de formação em todo o Estado, que se iniciaram no último dia 31, em Bagé. Para colocar em prática o Pacto, a Seduc conta com o apoio das universidades públicas do Rio Grande do Sul, que orientam os professores em cada uma das regiões de atuação.
Após a formação dos orientadores de estudos, terá início a etapa de processo formativo, destinada aos professores estaduais. O curso é dividido em módulos, que envolvem temas relacionados a pedagogia no Ensino Médio, politecnia, educação profissional, integração curricular, interdisciplinaridade, organização e gestão democrática da escola, cidadania, entre outros. Acesse aqui os cadernos de formação.
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
A proposta do Ministério da Educação tem por objetivo oferecer formação continuada aos professores do ensino médio nas 27 unidades da Federação. Para que se concretize, o Pacto depende da adesão das secretarias estaduais, de universidades públicas e dos professores do ensino médio. Conforme dados do censo escolar, o País tem 495,6 mil docentes desta etapa do ensino, que lecionam em 20 mil escolas públicas. Os 26 estados e o Distrito Federal já aderiram ao Pacto e agora é a vez da adesão dos professores. (Fonte: Portal Brasil).
No Rio Grande do Sul, as universidades participantes são a UFRGS, a UERGS, a Unipampa, a UFSM, a UFFS, a Furg e a UfPel.