Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Parentar em conjunto

Parentar em conjunto

Estudo desenvolvido na UFRGS investiga como casais brasileiros dividem as tarefas de cuidado após o nascimento do primeiro filho
05/03/2020 09:11

Entender como os casais brasileiros se apoiam e dividem as tarefas quando ocorre a chegada do primeiro bebê da família foi o objetivo do estudo da psicóloga Beatriz Schmidt no seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. No trabalho, a pesquisadora trouxe para a realidade brasileira um conceito bastante utilizado em estudos norte-americanos – a co-parentalidade – para observar como seis casais lidaram com esse processo na transição para a parentalidade, isto é, no nascimento do primeiro filho. A pesquisa recebeu o Grande Prêmio Capes de Tese como melhor trabalho na área das Humanidades no último mês de dezembro.

Beatriz conta que, na área da Psicologia, um conceito muito utilizado no estudo das relações familiares é o da parentalidade, que envolve a relação do cuidador (o pai ou a mãe, por exemplo) com a criança. Tradicionalmente, as pesquisas sobre desenvolvimento infantil e as políticas públicas enfatizam a relação mãe-bebê, o que se reflete no maior tempo de licença-maternidade e na ênfase das políticas públicas à saúde materno-infantil. Só mais recentemente (aqui no Brasil, nos anos 90), com o ingresso da mulher no mercado de trabalho e a mudança nas configurações familiares, os estudos começaram a pesquisar a relação do pai com a criança. Os autores também identificaram que não havia pesquisas sobre a relação entre pai, mãe e bebê, e criaram o conceito da co-parentalidade para estudar esse fenômeno. “Co-parentar é parentar em conjunto: diz respeito à forma como os indivíduos se coordenam, se apoiam – ou, por outro lado, se criticam e se depreciam – dividem tarefas, inclusive as domésticas, no que diz respeito ao bebê”, define Beatriz.

Leia a matéria completa no UFRGS Ciência.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000