Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Pesquisa da UFRGS compara atitude ambiental no Brasil e na Alemanha

Pesquisa da UFRGS compara atitude ambiental no Brasil e na Alemanha

Estudo avalia conhecimentos e ativismo ambiental de estudantes universitários dos dois países
12/02/2021 14:07

O estudo comparado “Atitudes, conhecimentos e ativismo ambiental” tem o propósito de comparar atitudes e conhecimentos ambientais de estudantes brasileiros e alemães, participantes ou não participantes de movimentos sociais com a temática do meio ambiente. Neste momento, a pesquisa está na fase de respostas ao questionário, que está disponível em:  https://www.soscisurvey.de/environmentalstudy (versão em português ou alemão).

A pesquisa é coordenada pelo doutorando do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde Renan de Almeida Barbosa, em fase de doutorado sanduíche no Instituto de Didática da Biologia da Universidade de Tübingen, da Alemanha, com bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio de Estudantes (DAAD). O orientador brasileiro da pesquisa é o professor José Vicente Lima Robaina, e a supervisão da pesquisa na Alemanha é do professor Christoph Randler.

Podem participar estudantes acima de 18 anos matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação em nível de mestrado. A consulta se dá com base em questões sobre valores ambientais, conhecimento e ativismo social. As chamadas atitudes ambientais, segundo Renan Barbosa, são objeto de investigação em diferentes contextos. “O conhecimento ambiental e os movimentos sociais para a proteção do clima também são interfaces dessas atitudes ambientais”, explica o autor da pesquisa.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000