Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Pesquisa identifica gene que pode ajudar no tratamento do câncer em crianças

Pesquisa identifica gene que pode ajudar no tratamento do câncer em crianças

Nível de expressão de um gene de regulação epigenética parece indicar as chances de sucesso clínico em pacientes com meduloblastoma
08/09/2021 11:43

Um estudo desenvolvido na UFRGS identificou pela primeira vez um gene que pode orientar o tratamento de crianças com câncer cerebral. Para falar dessa pesquisa, o Ciência 1080 entrevista a doutora em Biologia Celular e Molecular pela UFRGS Bárbara Kunzler Souza e o professor do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Básicas da Saúde Rafael Roesler.

O câncer é a doença que mais causa a morte de crianças, e o tumor cerebral é o tipo de câncer mais frequente e maligno nessa população. Por isso, explicam os pesquisadores, identificar tratamentos para essa doença é tão importante.

Além da UFRGS, estão envolvidos nesta pesquisa o Laboratório de Câncer e Neurobiologia do Centro de Pesquisa Experimental do Hospital de Clínicas; o Instituto do Câncer Infantil (ICI); e a startup Epigenica Biosciences Ltda. O estudo conta com apoio financeiro, econômico, científico e administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs); do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); do ICI; e da Epigenica Biosciences.

Ouça a entrevista no quadro Ciência 1080, espaço do Jornal da UFRGS que aborda as pesquisas realizadas na Universidades e suas contribuições para a sociedade. O programa é produzido pelo Departamento de Jornalismo da Rádio da Universidade, em parceria com a Assessoria de Imprensa da UFRGS. Edição e entrevista de Mariane Quadros. Ouça as edições anteriores no Blog da Redação, no Lúmina Podcasts e nas principais plataformas de streaming.

ARTIGO CIENTÍFICO (em formato preprint, ainda não revisado por pares)

Souza, B.K.; Freire, N.H.; Jaeger, M.; de Farias, C.B.; Brunetto, A.L.; Brunetto, A.T.; Roesler, R. EHMT2/G9a as an Epigenetic Target in Pediatric and Adult Brain Tumors. Preprints 2021, 2021080335 (doi: 10.20944/preprints202108.0335.v1).

Confira outras matérias no UFRGS Ciência.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000