Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Pesquisa origina Museu Moda e Têxtil online da UFRGS

Pesquisa origina Museu Moda e Têxtil online da UFRGS

Órgão complementar do Instituto de Artes da Universidade, museu digital foi criado a partir da tese de doutorado de Vera Felippi
26/08/2021 08:11

O Ciência 1080 desta semana fala do Museu Moda e Têxtil da UFRGS, criado a partir da tese de doutorado de Vera Felippi. A pesquisa foi realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Design da UFRGS.

Além de inovador por estar em ambiente digital, o museu é o primeiro do Brasil a disponibilizar uma coleção de rendas, doadas pela família de Lucy Niemeyer. Na entrevista, Vera Felippi fala da criação do museu, da sua pesquisa, da moda e têxtil como patrimônio cultural e do museu digital.

O Museu Moda e Têxtil é um órgão complementar, de caráter científico e pedagógico do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes. Está vinculado à Rede de Museus e Acervos Museológicos da UFRGS (Remam).

O Ciência 1080 é um quadro quinzenal do Jornal da UFRGS que apresenta as pesquisas realizadas na Universidade e seus benefícios para o conhecimento científico e para a sociedade. O programa é produzido pelo Departamento de Jornalismo da Rádio da Universidade, em parceria com a Assessoria de Imprensa da UFRGS. Edição e entrevista de Mariane Quadros.

Essa e outras edições estão disponíveis no Blog da Redação, no Lúmina Podcasts e nas principais plataformas de streaming.

Confira outras matérias no UFRGS Ciência.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000