Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Pesquisador da UFRGS é reeleito para vice-presidência do Comitê Científico de Pesquisa Antártica

Pesquisador da UFRGS é reeleito para vice-presidência do Comitê Científico de Pesquisa Antártica

Comitê integra o Conselho Internacional de Ciência e é responsável por desenvolver e coordenar pesquisas sobre a Antártida
25/03/2021 12:30

O vice-pró-reitor de Pesquisa da UFRGS e professor do Instituto de Geociências Jefferson Cardia Simões foi reeleito, nesta quinta-feira, 25, para a vice-presidência de Finanças do Comitê Científico de Pesquisa Antártica (Scientific Committee on Antarctic Research SCAR) do Conselho Internacional de Ciência (Internacional Science Council ISC). O pesquisador já ocupa o cargo desde 2016 e, com a reeleição, permanece até 2024.

Criado em 1958, o SCAR tem como proposta iniciar, desenvolver e coordenar pesquisas científicas internacionais na região da Antártica (incluindo o Oceano Antártico) e sobre o papel da região da Antártica no planeta, além de elaborar relatórios sobre esses temas para diversas organizações. A eleição da diretoria ocorreu durante o Encontro de Delegados do comitê, realizado no formato online devido à pandemia.

Graduado em Geologia, especialista em Geologia Marinha pela UFRGS e doutor em Glaciologia pela Universidade de Cambridge (Reino Unido), Simões é fundador do Centro Polar e Climático da UFRGS. O pesquisador também coordenou a implantação do Criosfera 1, o primeiro módulo científico brasileiro instalado no interior do continente antártico que completou dez anos de atividade em janeiro.

“Representar a UFRGS na entidade mostra a liderança da Universidade na pesquisa Antártica latino-americana”, afirma o pró-reitor. Essa liderança, complementa, também está evidenciada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT da Criosfera), sediado na UFRGS. O INCT da Criosfera integra nove laboratórios responsáveis por investigar temas como geleiras, manto de gelo, gelo marinho e permafrost na Antártica e nos Andes.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000