Pesquisadora formada pela UFRGS conquista prêmio para mulheres cientistas
A pesquisadora Luiza Frank, ex-aluna da UFRGS de graduação, mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas e atualmente pós-doutoranda no Laboratório de Sistemas Nanoestruturados para Administração de Fármacos, também da UFRGS, é uma das vencedoras do prêmio “25 Mulheres na Ciência na América Latina”, entregue na quinta-feira, 11, a profissionais da região que desenvolveram pesquisas e projetos inovadores, capazes de gerar impacto positivo na sociedade e com histórias inspiradoras. Promovido pela empresa 3M, o prêmio teve mais de mil inscritas especialistas nas áreas STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática), que submeteram seus projetos de pesquisa à análise e uma comissão julgadora composta por cientistas renomados.
Entre as 25 pesquisadoras premiadas, seis são brasileiras. Elas desenvolveram projetos nas mais diversas frentes. O projeto de Luiza prevê uso de nanotecnologia para tratar câncer do colo do útero. “Meu projeto tem como principal objetivo oportunizar um tratamento diferenciado e de alta qualidade para doenças que acometem a via vaginal. O foco é especificamente no câncer cervical, que é uma das principais causas de morte entre mulheres na América Latina e no Caribe”, explica a cientista. A proposta é criar plataformas contendo um fármaco antitumoral nanoencapsulado, a fim de propor um tratamento eficaz e que melhore a qualidade de vida das mulheres acometidas por esse tipo de câncer. Segundo ela , isso ocorre porque o sistema proposto é de base nanotecnológica, permitindo que a liberação do fármaco seja controlada e produza menos efeitos adversos que a formulação comercial, como já foi observado em nossos estudos já publicados.
Conheça a lista de cientistas premiadas:
- Argentina: Josefina Ballarre, Jorgelina Noelia Gavotti.
- Brasil: Daniela Ushizima (SP), Letícia Oliveira (RJ), Christiani Andrade Amorim (CE), Silvana Pereira Rempel (RS), Kátia Omura (PA) e Luiza Frank (RS).
- Chile: Daniela Sáez Mahuida, María Isidora Ávila Thieme, Carolina Parra González.
- Colômbia: Andrea Ramírez Vela, Olga Yaneth Vásquez Ochoa, Paola Andrea Barato Gómez, Johanna Marcela Flórez Castillo.
- Peru: Marili Ángeles e Silvana Luzmila Flores Chávez.
- México: Erika Bustos Bustos, Itzel Montserrat Lara Mayorga, Priscila Pineda Villegas, Judith Zavala Arcos e Lorena Díaz de León Martínez.
- Panamá: Dafni Mora e Milagros Cubilla.
- Uruguai: Laura Alethia de la Fuente.