Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Pesquisadores da UFRGS fazem estimativas de leitos para pico da pandemia em Porto Alegre

Pesquisadores da UFRGS fazem estimativas de leitos para pico da pandemia em Porto Alegre

No final de agosto, a capital gaúcha terá cerca de 27 mil casos de covid-19, com 300 pessoas internadas em UTI e 200 necessitando de respiradores
09/07/2020 15:46

Um estudo realizado por pesquisadores da UFRGS prevê que Porto Alegre atingirá o pico da pandemia de coronavírus no final de agosto. A estimativa indica que, no pico, haverá cerca de 27 mil casos de covid-19 na capital, com 300 pessoas internadas em UTI e 200 necessitando de respiradores. O trabalho é de autoria dos professores Cristiano Lima Hackmann, da área da Matemática, Carlos Schonerwald, da Economia, e Jair Ferreira e Maurício Guidi Saueressig, ambos da Medicina.

“Estimamos 27.382 casos prevalentes de covid-19, ou seja, 2,7 % da população adulta, no pico da pandemia, em 28 de agosto de 2020 (35ª semana). Enquanto o número máximo de hospitalizados ocorreria 11 dias após (fim da 37ª semana) com 768 pacientes”, afirmam os autores no artigo. O levantamento foi feito com dados das internações de covid-19 na capital e em outras cidades do Rio Grande do Sul e projetou as estimativas com um modelo matemático. As informações foram coletadas junto à Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ao Ministério da Saúde.

Apesar das limitações do estudo, os pesquisadores defendem que é necessária a ampliação da capacidade de atendimento em UTIs em Porto Alegre, com o objetivo de minimizar os riscos de colapso do sistema de saúde do município. A partir das estimativas, os autores sugerem criar entre 50 e 100 novos leitos de terapia intensiva nos hospitais porto-alegrenses para atender os pacientes de coronavírus.

A íntegra do artigo Qual a estimativa de leitos de UTI para o atendimento de pacientes adultos no pico da pandemia de covid-19 em Porto Alegre? pode ser lida aqui.

 

Informações Comunicação Faculdade de Ciências Econômicas

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000