Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Pesquisadores da UFRGS produzem insumos alternativos para o teste de Covid-19

Pesquisadores da UFRGS produzem insumos alternativos para o teste de Covid-19

Centro de Biotecnologia está nas etapas finais da produção de um dos insumos essenciais para o teste molecular
07/04/2020 10:42

Centro de Biotecnologia da UFRGS (CBiot) formou uma rede de colaboradores, envolvendo o Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS/UFRGS) e as empresas Amplicon e QuatroG, para montar um teste molecular RT-PCR, utilizado para detecção do novo coronavírus, com insumos produzidos localmente. O teste funcionou para o controle positivo do vírus, e os pesquisadores estão avaliando sensibilidade e especificidade para poder validá-lo. Esta alternativa poderá ser necessária caso a demanda aumente em todo o mundo e laboratórios enfrentem a escassez de insumos devido à dependência de importação e à dificuldade de acesso aos kits formais que estão no mercado.

Para a realização do teste, o CBiot está envolvido na produção de um dos insumos necessários, a transcriptase reversa, enzima que está mais em falta no mercado e que é utilizada na primeira etapa do processo: a transformação do RNA do vírus em DNA complementar. O insumo em produção na UFRGS está nas análises finais e poderá ser utilizado em testes moleculares ainda nesta semana. Com a opção alternativa, novos testes poderão ser realizados caso os kits oficiais oferecidos pelos governos cheguem a faltar. E a produção da enzima pode ser ampliada gradualmente.

O diretor do CBiot, Guido Lenz, enfatiza a importância do apoio à ciência nacional, pois, segundo ele, uma situação crítica como a da pandemia da Covid-19 pode ser comparada à necessidade de um período de guerra. “Em um momento de ‘guerra’, é preciso produzir seus próprios armamentos”, compara. Desse modo, Lenz destaca o funcionamento de um centro de biotecnologia ‒ como o CBiot ‒ e o investimento contínuo em ciência como ações essenciais para um momento crítico como o que estamos vivendo atualmente.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000