Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Pesquisas da UFRGS recebem o Latin America Research Awards

Pesquisas da UFRGS recebem o Latin America Research Awards

Trabalhos premiados são desenvolvidos no Instituto de Letras e no Instituto de Informática
25/11/2019 15:07

Dois trabalhos desenvolvidos na UFRGS estão entre os 25 agraciados com o Latin America Research Awards 2019 (LARA 2019), do Google. A cerimônia de premiação ocorreu na última terça-feira, 19 de novembro, em Belo Horizonte. Os premiados são “Ferramenta MedSimples*: simplificação automática de textos para contribuir com maior acessibilidade – e clareza – na comunicação em saúde” e “Algoritmos heurísticos para distribuição justa da terra e problemas de distrito”. Os pesquisadores desses dois projetos receberão uma bolsa de pesquisa para os próximos 12 meses.

Desenvolvido pela doutoranda Liana Braga Paraguassu e pela professora do Instituto de Letras Maria José Finatto, o MedSimples* consiste em um protótipo que simplifica automaticamente textos que precisam chegar para diferentes perfis de leitores. O redator-usuário – que pode ser um jornalista ou redator técnico, por exemplo – seleciona o perfil do destinatário do texto e recebe de volta, automaticamente, sugestões de melhorias, adaptações e simplificações, tanto nas terminologias técnicas e científicas quanto nas palavras comuns. Dessa forma, as informações e o vocabulário relacionados à saúde tornam-se mais acessíveis para pessoas adultas de escolaridade limitada e pouca experiência com leitura. A ferramenta começou a ser desenvolvida em 2016, pelo grupo Acessibilidade Textual e Terminológica (ATT) do Instituto de Letras da UFRGS.

O segundo trabalho premiado, “Algoritmos heurísticos para distribuição justa da terra e problemas de distrito”, foi apresentado pelo professor do Instituto de Informática Marcus Ritt e pelo doutorando Alex Gliesch. A pesquisa aborda o desenvolvimento de métodos automáticos para a redistribuição de terras agrícolas de grandes latifúndios para lotes menores, o que hoje é feito de forma manual pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O LARA é uma iniciativa do Google que premia pesquisas que usam a Ciência da Computação para resolver problemas de grande interesse social. Entre as propostas vencedoras este ano, 15 são do Brasil, 5 da Colômbia, 2 da Argentina, 2 do Chile e 1 do Peru.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000