Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Pestes, pragas e políticas públicas são tema de painel no Ilea

Pestes, pragas e políticas públicas são tema de painel no Ilea

Debate aborda o impacto de agentes biológicos no meio ambiente e na discussão sobre percepção de risco e políticas públicas
06/09/2016 17:08

A Rede Animália de Estudos Humano Animais promove, nesta quinta-feira, 8 de setembro, o painel "Pestes, Pragas e Políticas - javalis, mosquitos e os seus dispositivos". Participam da atividade Caetano Sordi (UCS, UFRGS/ PPG Antropologia Social), Elisa Oberst (UFRGS/PPG Antropologia Social), Jean Segata (UFRGS / PPG Antropologia Social) e Antônio Ruas (UERGS/Gestão Ambiental, Escola de Saúde Pública). A mediação será de Bernardo Lewgoy (UFRGS/PPG Antropologia Social/Rede Animália). O evento ocorre no auditório do Instituto Latino-americano de Estudos Avançados (Ilea), a partir das 14 horas. A entrada é gratuita.

O debate parte do pressuposto de que os casos da invasão biológica do RS pelo Javali (Sus scrofa) e as diversas doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti impactam não apenas o meio ambiente como instigam a discussão sobre percepção de risco e políticas públicas, assim como mobilizam Estado e a sociedade para lidar de modo emergente com territórios e coletivos, rurais e urbanos, de humanos e animais. Novos dispositivos de controle, percepção e governança dos espaços comuns e privados são mobilizados em torno da temática da ameaça ambiental e sanitária provocada por determinados agentes biológicos. O painel pretende alargar o campo tradicional do debate, colocando em diálogo pesquisadores de Antropologia – com seu aporte etnográfico das relações entre humanos e animais – e de Meio Ambiente, a fim de lançar novos olhares sobre o tema.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000