Você está aqui: Página Inicial Notícias Pioneira no futebol feminino, Léa Campos estará na UFRGS na próxima segunda

Pioneira no futebol feminino, Léa Campos estará na UFRGS na próxima segunda

22/05/2015 15:42

Uma das pioneiras a atuar no futebol feminino no Brasil, a primeira mulher árbitra registrada pela FIFA, Léa Campos, participa nesta segunda-feira, dia 25, às 15h30min, de uma palestra no Centro de Memória do Esporte da UFRGS. Entrada franca.

Léa precisou enfrentar muitas barreiras e leis para realizar o sonho de trabalhar com futebol. Concluiu o curso de arbitragem na Federação Mineira de Futebol em 1967. No entanto,  foi  impedida de atuar pelo então presidente do Conselho Nacional de Desportos, João Havelange. Persistente, não desistiu e conseguiu sua autorização em 1971, diretamente do presidente militar Emilio Garrastazu Médici. Sua primeira atuação foi no mesmo ano, em um campeonato de futebol feminino promovido pela FIFA, que aconteceu no México.

Léa foi também a primeira mulher a apitar futebol de areia. Em 1973, foi convidada por Antônio Olavo dos Santos, então diretor de futebol do S.C. Internacional, para apitar o Grenal de Atlântida. Hoje em dia mora nos Estados Unidos e permanece na luta pela modalidade.

Mais informações sobre o encontro, que contará também com a participação de Antônio Olavo dos Santos, pelo telefone 51 3308.5879. A convidada ministra uma aula no curso de especialização em Jornalismo Esportivo na Fabico, dia 26.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000