Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias PLAGEDER comemora 10 anos

PLAGEDER comemora 10 anos

A formação em Desenvolvimento Rural possibilita aos egressos atuar de forma mais global na realidade e na problemática locais e regionais
30/05/2017 16:29

Proporcionar aos moradores do interior do estado a possibilidade de ingressar no ensino universitário público e suprir a falta de profissionais qualificados para implementar políticas públicas, assessorar instituições (públicas e privadas) e agricultores. Foi com este intuito que há dez anos surgiu o curso em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER). Para celebrar a data, ocorreu na noite de ontem, dia 29, a roda de conversa Inovações originadas pelo PLAGEDER e perspectivas no momento atual – 10 anos do PLAGEDER . O evento ocorreu no Polo em Santo Antônio da Patrulha (SAP) e contou com a presença do reitor Rui Vicente Oppermann, do secretário de Educação a Distância (SEAD), Lovois de Andrade Miguel, da vice-secretária de Educação a Distância Laura Wunsch,  do diretor de Educação a Distância da CAPES Carlos Lenuzza, do coordenador geral de Programas e Cursos em Ensino a Distância, Luiz Alberto Rocha de Lira, do prefeito e vice-prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daicon Maciel da Silva e José Francisco Ferreira da Luz, respectivamente, da equipe da SEAD e de professores e tutores.

Sonho acalentado desde o início dos anos 2000, o projeto inicial do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) era oferecer um curso presencial, mas naquela época, a Universidade não dispunha de recursos para a sua constituição. Isso só foi possível quando o Ministério da Educação resolveu interiorizar a oferta de cursos superiores por meio da Educação a Distância (EaD) através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Desta forma, surgiram as condições para a criação da formação em graduação tecnológica na modalidade EaD, em parceria, naquele momento, com os Centros Federais de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves e São Vicente do Sul.

 

Foto: Divulgação

Em 2007, no segundo semestre, tiveram início as atividades da primeira turma de Graduação Tecnológica em Planejamento e Gestão em Desenvolvimento Rural com duração de 3 anos e meio. Foram oferecidas 610 vagas, distribuídas em 12 polos: Arroio dos Ratos, Constantina, Itaqui, Pinhal, Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul, Camargo, Hulha Negra, Picada Café, Quarai, São Francisco de Paula, Três Passos.

O PLAGEDER capacita profissionais com perfil crítico e inovador para atuarem em questões relativas ao desenvolvimento, planejamento e gestão rural, permitindo uma atuação na formulação e assessoramento de políticas públicas e de questões ambientais. As disciplinas são voltadas à realidade e à problemática local e regional do entorno dos municípios polos.

A formação não possui caráter permanente na UFRGS e é ofertada como Programa Especial de Graduação. A demanda constatada tanto em algumas regiões diretamente abrangidas pelo curso, como a demanda de outros polos municipais, originou um segundo processo seletivo do curso em 2009. Nessas duas edições, ao todo formaram-se 389 alunos na graduação tecnológica.  A partir de 2014, a formação passou a ser em 4 anos no formato de bacharelado, e a terceira turma foi ofertada com a nomenclatura: Bacharelado em Desenvolvimento Rural. Um novo edital de seleção para o bacharelado está previsto para o fim do ano de 2017.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000