Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Planetário tem sessões e observação do céu no domingo

Planetário tem sessões e observação do céu no domingo

Programação tem atividades para adultos e crianças
11/07/2019 08:16

No próximo domingo, 14 de julho, o Planetário Professor José Baptista Pereira promove uma sessão adulta e outra infantil, além do Projeto Selene, que disponibiliza telescópios para observação do céu de Porto Alegre.

A sessão infantil Lírax & Vegaluz abre a programação do dia, em dois horários: às 16h e às 17h. Com duração de aproximadamente 50 minutos, o programa é recomendado para estudantes do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental. Serão apresentados a Terra, continentes, água, atmosfera, principais constelações, estrelas anãs e gigantes. A sessão conta a história da Dra. Falácia, Rosa e Arnoldo, que, em um dia comum de trabalho, descobrem um forasteiro no céu do Planetário. É Lírax, um garoto que esconde uma lira mágica e tem uma companheira luminosa, Vegaluz. Rosa mostra ao garoto o planeta onde vive, a Terra. Lírax então resolve mostrar também o seu mundo, a estrela Vega, onde tudo é feito de luz.

Às 18h, os adultos podem participar da sessão A Terra e o céu, que demonstra e explica alguns fenômenos entre a Terra e o céu, como o movimento diurno dos astros em diferentes latitudes, o sol da meia-noite e as auroras polares. Com duração de aproximadamente 44 minutos, esse programa é recomendado para estudantes a partir do 8° ano do Ensino Fundamental.

A partir das 17h também ocorre o Projeto Selene, que possibilita que a população visualize o céu de Porto Alegre através de telescópios. Os equipamentos estarão no jardim do Planetário. O projeto é realizado um domingo por mês, sempre que a Lua está em quarto crescente, já que nessa fase ela já está visível no céu ao entardecer. Além disso, nessa fase da Lua ainda é possível observar outros astros com menor luminosidade. Confira a visibilidade dos planetas em julho e outras informações sobre o projeto no site do Planetário.

Os ingressos para as sessões custam R$ 5,00 (pagos somente no cartão de crédito/débito) ou 1 kg de alimento não perecível por pessoa. A bilheteria abre às 15h. Já a participação no Projeto Selene é gratuita.

O Planetário fica na Avenida Ipiranga, 2000, na esquina com a Rua Ramiro Barcelos, em Porto Alegre. Mais informações pelo telefone (51) 3308-5384 ou no site do Planetário.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000