Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Plenário da Câmara dos Deputados discute a situação das instituições federais de ensino

Plenário da Câmara dos Deputados discute a situação das instituições federais de ensino

15/10/2019 17:31

Em sessão realizada na manhã desta terça-feira, 15, o Plenário da Câmara dos Deputados debateu a situação de universidades e institutos federais e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O reitor Rui Oppermann participou da atividade.

Os dirigentes das instituições superiores presentes criticaram o programa “Future-se”, que busca novas fontes de financiamento para o ensino superior público. Segundo o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos da Silva, o governo trata as universidades como se elas fizessem parte de um negócio que deve ter como meta obter resultados financeiros.

Alguns participantes pediram apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC 24/19), que permite que recursos diretamente arrecadados pelas universidades – por meio de ampliação de serviços, doações ou convênios – sejam usufruídos integralmente pelas instituições e fiquem fora do limite do teto de gastos anual. A Comissão Especial sobre as Despesas de Instituições Federais de Ensino realiza, nesta quinta-feira, 17 de outubro, uma audiência pública para discutir o tema.

A sessão contou com a presença dos reitores das universidades federais do Cariri, Ricardo Ness; de Goiás, Edward Madureira; do Espírito Santo, Reinaldo Centoducatte; do Paraná, Ricardo Fonseca, do Rio de Janeiro, Denise de Carvalho; do presidente da CAPES, Anderson Correia, da vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader, de representantes do movimento estudantil e de sindicatos.

Confira o debate na íntegra aqui.

Com informações da Câmara dos Deputados

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000