Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Polo de Santo Antônio da Patrulha da UFRGS conquista primeiro lugar em prêmio da Capes

Polo de Santo Antônio da Patrulha da UFRGS conquista primeiro lugar em prêmio da Capes

O prêmio reconhece os polos UAB que mais estimulam a interação com seu município e que têm os coordenadores mais proativos.
21/01/2020 08:29

O polo de Santo Antônio da Patrulha da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que oferta o curso de graduação em Desenvolvimento Rural (Plageder), conquistou o primeiro lugar no prêmio Polo EaD em Ação. A iniciativa é promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o objetivo de reconhecer os polos UAB que mais estimulam a interação com seu município e que têm os coordenadores mais proativos.

Para premiar os melhores, a Capes avalia desde a participação dos polos em atividades comunitárias e escolares, até a promoção de eventos técnico-científicos nas instituições, como cursos preparatórios e de reforço escolar. Com base nessas informações, os polos são classificados conforme os escores de nove critérios, com pontuação de 0,5 a 10 cada.

Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente, coordenadora da UAB em Santo Antônio da Patrulha, recebeu com surpresa o anúncio do primeiro lugar na premiação. Ela conta que desde o início das atividades, há 12 anos, o foco é a população: “O que fazemos é tornar o polo uma referência de utilização para a comunidade”.

De acordo com Dilce, ao longo dos anos, os cursos e oficinas oferecidos em Santo Antônio da Patrulha foram sendo adaptados para atender as necessidades da população local. O polo, que antes ministrava aulas de inclusão digital, se adequou à demanda da comunidade e passou a ofertar cursos de inserção da tecnologia em sala de aula. “Cada projeto tem uma história e estamos ajudando a construir a história da UAB no Brasil”, ressaltou a coordenadora.

UAB garante universidade pública no interior

Integrado por Instituições Públicas de Ensino Superior, o Sistema Universidade Aberta do Brasil conta com polos distribuídos em todas as unidades da Federação e oferta, prioritariamente, cursos de licenciatura e formação continuada para professores da educação básica. Com a colaboração entre a União, estados e municípios, a UAB garante a presença da universidade pública no interior do País e contribui para o alcance das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024.

A graduação em Desenvolvimento Rural, vinculada à UAB por meio da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, capacita profissionais com perfil crítico e inovador para atuação em questões que envolvem as dinâmicas regionais e locais da agricultura e do espaço rural. O curso, que é EaD, é concebido de modo que os conteúdos das disciplinas estejam relacionados à realidade das comunidades e dos estudantes.

A formação não possui caráter permanente na UFRGS e é ofertada como Programa Especial de Graduação. Em virtude da demanda da população, no entanto, três edições do curso já foram realizadas pela Universidade, que titulou 548 profissionais. Em 2017, o Plageder completou 10 anos.

 

*Com informações da Capes

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000