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Prazo de envio de documentos do 5.º edital de vagas remanescentes do SiSU 2022 termina neste domingo

Convocados precisam enviar os documentos pelo Portal do Candidato até 23h59 deste dia 17 de abril. Novo edital está programado para 18 de abril, em caso de vagas ociosas
14/04/2022 19:28

Os ingressantes convocados, no dia 8 de abril, no edital número 5 de chamamento para vagas remanescentes do SiSU 2022 devem encaminha a documentação completa, de acordo com a modalidade, até as 23h59 deste domingo, dia 17 de abril. As vagas para ingresso no primeiro semestre de 2022, e os convocados neste edital devem enviar os documentos, via Portal do Candidato. A Comissão Coordenadora do Ingresso em cursos de graduação da UFRGS reforça que o candidato deve observar a documentação comprobatória de sua modalidade de ingresso, de acordo com seu edital de inscrição. Novo edital de chamamento de vagas remanescentes, se houver, será publicado na segunda-feira, dia 18 de abril.

Confira o edital

Veja todos os editais de chamamento em: https://www.ufrgs.br/prograd/chamamentos/

Veja, a seguir, as orientações para os convocados

Envio de documentos

O envio de documentos comprobatórios deve ser feito pelos convocados em arquivos digitalizados de boa qualidade, com no máximo 5 MB de tamanho, nos formatos .jpg, .jpeg ou .pdf. Os candidatos podem utilizar scanner ou um telefone celular com boa resolução de câmera, e os documentos devem estar legíveis e com boa qualidade, sem cortes ou rasuras.

Portal do Candidato foi testado e homologado somente para uso nos navegadores Firefox e Chrome em computadores do tipo PC, não sendo recomendado o uso de celulares ou tablets para o envio da documentação. É possível acessar um tutorial no Portal do Candidato sobre o envio dos documentos, e também há mais informações sobre o assunto no Portal Ingresso.

Há um bloco de documentos que é obrigatório para TODOS os candidatos, independentemente da modalidade de ingresso. São eles:

  • Certificado de Conclusão e Histórico Escolar completo do Ensino Médio: os dois documentos podem estar em uma mesma folha, e o histórico precisa conter carga horária e componente curricular, ou seja, número de horas cursadas e descrição das disciplinas. Também é necessário que esteja assinado pela autoridade competente. Os documentos são obrigatórios até para o candidato que já possui um curso superior. Em caso de candidato que tenha concluído o Ensino Médio no exterior, é necessária a apresentação de Declaração de Equivalência de Estudos.

O candidato que estiver concluindo o Ensino Médio no ano letivo 2021 e, no momento do envio da documentação, não tiver o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e/ou o Histórico Escolar deve enviar, em caráter provisório, a Declaração Provisória sobre Conclusão do Ensino Médio. Esse documento deve ser preenchido e assinado pela escola conforme o modelo disponível no Manual do Candidato do SiSU 2022. O candidato que postar a declaração provisória deverá enviar posteriormente, no Portal do Candidato, o Certificado de Conclusão e o Histórico Escolar do Ensino Médio. Durante a etapa de avaliação acadêmica, haverá a possibilidade de complementar a informação, e o envio desses documentos deve ser feito dentro desse prazo;

  • Documento de identificação atualizado, que contenha fotografia clara do candidato e esteja em bom estado de conservação. Os órgãos expedidores validados estão descritos no edital do processo seletivo, mas são válidos RG, Carteira de Motorista (CNH), Carteira de Trabalho, Passaporte e documentos expedidos por Ordens e Conselhos Profissionais e Forças Armadas, entre outros. Documentos como TRI ou Carteira de Estudante, por exemplo, não são válidos nesse caso;
  • Declaração de ocupação ou não ocupação de outra vaga em curso de graduação de Instituição Pública de Ensino Superior. Este formulário será preenchido digitalmente no Portal do Candidato. O participante que marcar que ocupa uma vaga em Instituição Pública de Ensino Superior neste formulário terá o prazo de até cinco dias úteis após a matrícula presencial (segunda etapa) para se desvincular de um dos cursos.

Além desses documentos, aqueles que ingressam nas vagas de Ações Afirmativas (cotas – L1, L2, L5, L6, L9, L10, L13 e L14) devem enviar a documentação referente à sua modalidade de ingresso. Os documentos necessários para cada caso estão descritos no Edital ou no Manual do Candidato do SiSU 2022 na UFRGS ou no Portal Ingresso.

Veja as respostas às principais dúvidas no Portal Ingresso

O ingressante deve ficar atento ao prazo informado para a postagem dos documentos no Portal do Candidato, pois o serviço de envio de documentação é interrompido às 23h59 (horário de Brasília) do dia 17 de abril. O Portal do Candidato foi testado e homologado somente para uso nos navegadores Firefox e Chrome em computadores do tipo PC, não sendo recomendado o uso de celulares ou tablets para o envio da documentação. Ao finalizar o processo, com o envio para análise, o ingressante receberá um comprovante informando que o processo foi finalizado. O não envio dos documentos nesta etapa leva à perda da vaga.

Canais para casos de dúvidas

As informações referentes ao processo de ingresso podem ser consultadas no edital de chamamento. Para auxílio no processo de envio, os candidatos podem procurar os atendimentos online ou presencial:

- Site: https://www.ufrgs.br/ingresso;

- E-mail: ingresso@ufrgs.br (respondido de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h);

- Sala de webconferência: https://mconf.ufrgs.br/webconf/atendimento-ingresso-renda-sala-1 (nas segundas e quartas, das 14h às 17h; e nas terças e quintas, das 9h às 12h).;

- Portal do Candidato: Tutorial para envio da documentação;

- Facebook da TUAUFRGS: https://www.facebook.com/TUAUFRGS;

- Instagram da TUAUFRGS: https://www.instagram.com/tua.ufrgs;

- Twitter da TUAUFRGS: https://twitter.com/tuaufrgs;

O atendimento presencial para candidatos em processo de ingresso nos cursos de graduação da Universidade foi retomado. O Atendimento do Ingresso na Graduação funciona das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Anexo 1 da Reitoria, no Campus Centro, na Avenida Paulo Gama, 110, próximo à Sala Redenção – Cinema Universitário, em Porto Alegre. No local, os interessados podem conversar e tirar dúvidas sobre a documentação necessária para o ingresso. Ressalta-se que é necessário o uso de máscara de proteção facial durante o atendimento. O atendimento telefônico ainda não foi restabelecido.

Para o atendimento virtual, é importante que o candidatos tenham em mãos os seguintes dados: nome completo; CPF; curso; processo seletivo; ano e semestre de ingresso. Será permitida a entrada de um candidato por vez em cada sala. Ao solicitar a permissão para acessar a sala, caso já tenha um candidato em atendimento, o solicitante deverá aguardar até ser permitida sua entrada na sala.

O atendimento virtual está restrito apenas para esclarecimentos sobre os chamamentos do SiSU, Vestibular e Processos Seletivos Específicos (PSE) e conforme processos de análise e recurso vigentes. Dúvidas referentes a regularização de matrícula, ingresso de diplomado, ingresso de refugiados, ingresso de indígenas, aluno especial e transferências NÃO serão respondidas neste momento.

Depois do envio de documentos

Após a confirmação do envio, o ingressante deve seguir acompanhando a análise da documentação pelo Portal do Candidato e se apresentar para a etapa definitiva de matrícula, às vésperas do início do semestre de ingresso. A homologação é comunicada por meio do próprio Portal do Candidato. Os ingressantes pelas cotas raciais (L2, L6, L10 e L14) devem estar atentos à publicação das listagens de convocação para verificação da autodeclaração étnico-racial e das sessões de verificação da autodeclaração étnico-racial, que serão divulgadas em site próprio.

segunda etapa de matrícula (matrícula de calouros) será realizada de acordo com o semestre de ingresso do candidato: entre 23 e 25 de maio, para 2022/1; e entre 24 e 26 de outubro, para 2022/2. As demais datas, como o início das aulas, estão disponíveis no Calendário Acadêmico.

Novos chamamentos

Os editais de chamamento são publicados na página própria da Pró-Reitoria de Graduação, com divulgação no Portal da UFRGS, nas datas abaixo. A Confirmação de Interesse pode ser solicitada posteriormente, com andamento dos chamamentos. Para os que aguardam vaga, o ordenamento está disponível em: bit.ly/ufrgsord.

Cronograma de chamamentos

ABRIL

18/4 – 5.º Chamamento do Vestibular 2022 e 6.º Chamamento do SiSU 2022

26/4 – 6.º Chamamento do Vestibular 2022

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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