Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Presidente e vice-presidente do CONCUR tomam posse

Presidente e vice-presidente do CONCUR tomam posse

Luís Mauro Gonçalves Rosa e André Luís Martinewski assumiram mandato de um ano à frente do órgão da Adminstração Superior da UFRGS
17/04/2019 12:47

Galeria de fotos

Tomaram posse na manhã de hoje os professores Luís Mauro Gonçalves Rosa e André Luís Martinewski na presidência e vice-presidência, respectivamente, do Conselho de Curadores da UFRGS (CONCUR). O CONCUR é um orgão da Administração Superior da Universidade e tem o papel de fiscalizar a gestão econômico-financeira da Instituição. Rosa e Martinewski foram eleitos entre os membros do Conselho para mandato de um ano.

Na cerimônia de posse, que ocorreu no Salão Nobre da reitoria, o reitor, Rui Vicente Oppermann, agradeceu aos conselheiros pela disponibilidade de atuarem no CONCUR. Oppemann lembrou que as universidades vivem um período de dificuldades financeiras e que ainda não se sabe o impacto do contingenciamento de R$ 5,8 bi sofrido pelo Ministério da Educação. Disse, contudo, que há um reconhecimento do trabalho desenvolvido na UFRGS, citando recente visita do presidente da CAPES, Anderson Ribeiro Correia, à Universidade, e que a gestão está se modernizando. Segundo o reitor, os relatórios do CONCUR, assim como os do Tribunal de Contas da União e da Controladoria-Geral da União, são referências para o aprimoramento da gestão.

Ao tomar posse, Rosa, que é docente da Faculdade de Agronomia, se comprometeu a manter o nível elevado que tem caracterizado o CONCUR nas últimas gestões. O professor da Escola de Administração André Martinewski assume a vice-presidência do Conselho após um ano ocupando a presidência do Órgão. Em seu pronunciamento, ele destacou que não se imaginava presidindo um dos órgões de Administração Superior da Unviersidade e agradeceu à Instituição pela variedade de experiências ela lhe propiciou.

Conselho de Curadores - O CONCUR é composto por sete docentes, um discente e dois membros externos à Universidade. Entre suas atribuições estão: o acompanhamento e a fiscalização da execução orçamentária e econômico-financeira da Universidade; a emissão de parecer sobre as contas da Universidade, relativas a cada exercício financeiro; e a aprovação e a alienação de bens móveis. Mais informações no site do CONCUR.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000