Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Professor da Faculdade de Medicina é reconhecido como especialista no combate ao suicídio

Professor da Faculdade de Medicina é reconhecido como especialista no combate ao suicídio

Ives Cavalcante Passos foi classificado entre os maiores especialistas do mundo no assunto pela Expertscape em divulgação realizada na quinta-feira, 2 de dezembro
01/12/2021 18:00

Ives Cavalcante Passos, professor da Faculdade de Medicina da UFRGS, vinculado ao Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal, foi reconhecido pela Expertscape como especialista mundial (World Expert) em suicídio. A divulgação foi realizada na quinta-feira, 2 de dezembro, via Twitter. A Expertscape classifica, objetivamente, pessoas e instituições por sua experiência em mais de 29 mil tópicos biomédicos.

O professor aparece em segundo lugar na relação de pesquisadores brasileiros que publicaram material sobre suicídio nos últimos dez anos (2011 a 2021). As pesquisas de Ives, desenvolvidas na área de psiquiatria, estão voltadas para transtorno bipolar, suicídio, transtorno de estresse pós-traumático e neuroinflamação.

Trata-se de uma conquista significativa, uma vez que as classificações de especialistas na Expertscape “se tornam amplamente reconhecidas e respeitadas nas comunidades médicas e científicas em todo o mundo porque os resultados objetivos são baseados em publicações revisadas por pares em revistas científicas”, dizem os organizadores.

Por meio do site da Expertscape ( https://www.expertscape.com/) é possível encontrar especialistas de todo o mundo em diversos assuntos relacionados à saúde, de maneira gratuita.

Ives Cavalcante Passos é professor do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFRGS, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS (Capes 7). Pós-doutor pela University of Texas Health Science Center at Houston (UTHealth/EUA). Ocupa os postos de Young Physician Leader pela Rede Global de Academias de Medicina; Jovem Líder Médico pela Academia Nacional de Medicina; e Novo talento pela Academia Rio-Grandense de Medicina. É supervisor do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), pesquisador do Laboratório de Psiquiatria Molecular do HCPA/UFRGS, coordenador do grupo Artificial Intelligence in Neuroscience (Alliance), que desenvolve estudos na interface entre inteligência artificial e neurociência. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas da psiquiatria: transtorno bipolar, suicídio, transtorno de estresse pós-traumático e neuroinflamação.

Confira a lista de pesquisadores brasileiros sobre o tema AQUI.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000