Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Professor da UFRGS participa da comunidade internacional Values 20

Professor da UFRGS participa da comunidade internacional Values 20

Henrique Carlos de Oliveira Castro, da FCE, é o único pesquisador latino-americano em grupo responsável por propor políticas públicas nacionais e globais com base em valores e centradas nas pessoas. Iniciativa é da presidência do G20
13/11/2020 15:35

O professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS Henrique Carlos de Oliveira Castro é um dos poucos brasileiros com pesquisas sobre valores e políticas públicas. Por conta da sua produção nessa área, foi convidado a participar do Values 20 (V20), uma comunidade global que reúne especialistas e acadêmicos para a proposição de políticas públicas nacionais e globais centradas nas pessoas e levando em conta seus valores. A iniciativa é da presidência do G20, grupo que reúne 19 países com as maiores economias do planeta mais a União Europeia.

Único latino-americano no grupo, Henrique atuou em uma das três forças-tarefas, a Global Values, que buscou mostrar como valores podem contribuir para atingir objetivos sociais e econômicos. O professor da UFRGS, junto com seu grupo de pesquisa, produziu o paper Collaborative Innovation em Global Values, lançado publicamente, junto com as demais produções do V20, no evento V20 Summit realizado nesta semana.

A contribuição de Henrique foca no valor da inovação colaborativa como base para acelerar o desenvolvimento de soluções para sociedades complexas e para os desafios globais. Entre suas recomendações, está a priorização de programas de educação e treinamento em inovação colaborativa e criatividade, para todas as idades, em domínios de ponta, como Inteligência Artificial e Pensamento Computacional. O professor sugere também o financiamento a iniciativas locais de inovação e a promoção de ambientes de compartilhamento de conhecimento por meio de campanhas públicas que destaquem os valores de inovação colaborativa e confiança interpessoal. (O conteúdo completo do documento com todas as recomendações pode ser acessado neste link.) Henrique salienta as sugestões do V20 não são mandatórias, mas que a iniciativa é uma inovação em relações internacionais, porque “não são declarações vazias”, e sim “recomendações muito práticas”. O professor acrescenta ainda que está muito feliz por participar do V20 e que acredita que “as contribuições podem ter frutos em políticas públicas em nível internacional”.

As outras duas força-tarefas do V20 foram Leadership Values, sobre como valores podem melhorar os resultados organizacionais, e Quality of Life Values, que se concentrou em como melhorar o bem-estar das pessoas.

Confira neste link a chamada do professor Henrique para o V20 Summit.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000