Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Professor da UFRGS recebe o prêmio internacional IFIP Fellow

Professor da UFRGS recebe o prêmio internacional IFIP Fellow

Ricardo Augusto da Luz Reis, do Instituto de Informática da UFRGS, é o primeiro brasileiro a receber a premiação e o primeiro em sua área de atuação: Computer Systems Technology
28/01/2022 17:04

O professor do Instituto de Informática da UFRGS Ricardo Augusto da Luz Reis recebeu, oficialmente, no dia 21 de dezembro de 2021, o International Federation of Information Processing (IFIPFellow Award. A premiação aconteceu durante o último evento – virtual, transmitido diretamente da Áustria – das comemorações dos 60 anos da IFIP. A Federação Internacional para Processamento de Informações (em tradução livre) é uma organização multinacional líder em Tecnologias e Ciências da Informação e Comunicação, reconhecida pelas Nações Unidas e que representa sociedades de TI de mais de 38 países.

O IFIP Fellow Award reconhece as contribuições que se destacam na área de processamento de informações. Reis foi agraciado com o prêmio por sua liderança no campo da educação em Microeletrônica na América Latina, sua pesquisa em métodos de projeto aplicados em VLSI-SoC e pela colaboração para a construção de uma comunidade científica na sua área.

Esse é o terceiro ano em que o IFIP Fellow Award é concedido, sendo que o professor Reis é o primeiro brasileiro a receber a premiação e o primeiro em sua área de atuação: Computer Systems Technology.

O prêmio IFIP Fellow é a distinção de maior prestígio da IFIP, conferido pela Assembleia Geral da organização a um membro atual ou anterior de um órgão da IFIP. Os premiados de 2021 foram: Jean Vonderdonckt, Ling X Li, Gerrit van der Veer, Andreas Holzinger, Guy Pujolle, Jacques Sakarovitch, Fredi Tröltzsch, Jan Pries-heje, Paola Inverardi, Ricardo Augusto da Luz Reis, Pierangela Samarati, Sushil Jajodia .

Mais

Ricardo Augusto da Luz Reis possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFRGS (1978), fez doutorado em Informática, opção Microeletrônica, no Institut National Polytechnique, de Grenoble (França, 1983). É doutor Honoris Causa pela Universidade de Montpellier, França. Atualmente é professor titular da UFRGS, membro do Comitê Técnico 10 da IFIP (TC-10: Computer Systems Technology). Pesquisador nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Computação, com ênfase em Microeletrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: Microeletrônica, EDA, Physical Design, VLSI Design, VLSI CAD, Projetos de chips tolerantes a efeitos da radiação.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000