Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Professor da UFRGS recebe premiação da Sociedade Brasileira de Física

Professor da UFRGS recebe premiação da Sociedade Brasileira de Física

Fernando Lang da Silveira foi agraciado com o Prêmio Ernesto Hamburger para Divulgação Científica de Física de 2022
18/05/2022 13:57

Fernando Lang da Silveira, professor titular aposentado e colaborador convidado do Instituto de Física da UFRGS (IF), recebeu o Prêmio Ernesto Hamburger para Divulgação Científica em Física de 2022. A Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável pela premiação, parabenizou o docente por “suas contribuições e seu empenho extraordinário e consistente na popularização das Ciências Físicas”.

O professor Lang é responsável pelo canal "Pergunte ao CREF - Centro de Referência para o Ensino Física", do IF. No ar desde 2010, o canal possui 1578 postagens sobre variados temas relativos à Física, com o total de 10,9 milhões de visualizações. Além disso, o físico possui 146 vídeos relativos a palestras, entrevistas e temas de Física variados com mais de 600 mil visualizações, junto a artigos escritos sobre os assuntos.

Fernando foi indicado para concorrer ao prêmio por colegas do Instituto de Física da UFRGS. “A indicação por si só representou um reconhecimento importante da atividade em ensino e divulgação em Física na Universidade”, comenta o professor. “A decisão da Comissão Julgadora da SBF que me honra com o prêmio de 2022 constitui-se em uma forma de recompensa e valorização que ultrapassa os limites da nossa universidade, com alcance e repercussão nacional”, finaliza.

Sobre o prêmio

O prêmio é uma homenagem ao físico e divulgador de ciências brasileiro Ernesto Wolfgang Hamburger. O vencedor recebe um diploma, uma passagem aérea nacional e hospedagem para a participação na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Física durante a reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre os dias 24 e 30 de julho de 2022, quando será realizada a outorga.

O ganhador também ministra uma conferência na programação da SBPC acerca da atividade de divulgação desenvolvida. Os trabalhos são avaliados levando em consideração a qualidade, relevância e abrangência da contribuição para a área de divulgação de Ciências Físicas. O regulamento pode ser encontrado aqui.

*com informações da SBF


Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000