Você está aqui: Página Inicial Notícias Professor da UFRGS recebe título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Montpellier

Professor da UFRGS recebe título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Montpellier

Ricardo Reis, do Instituto de Informática, foi homenageado em sessão solene na França
13/12/2016 15:33

O professor do Instituto de Informática Ricardo Augusto da Luz Reis recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Montpellier. A distinção ao docente brasileiro, único a receber no ano de 2016, foi aprovada pelo Conselho da Universidade e pelo Ministério das Relações Exteriores da França.  A cerimônia ocorreu no dia 9 de dezembro, na Polytech Montpellier, na França, por sua contribuição na esfera internacional e na formação de especialistas e pesquisadores em sua área.

Reis é doutor em Informática – microeletrônica pelo Institut National Polytechnique de Grenoble, França, e coordenador do Programa de Pós-graduação em Microeletrônica do Instituto de Informática da UFRGS. Sua pesquisa abrange a interface entre microeletrônica e tecnologia da informação, o domínio das ferramentas de software e arquiteturas de circuitos integrados. Com mais de 500 publicações e inúmeros protótipos, é reconhecido internacionalmente por suas contribuições em síntese automática de topologias circuitos digitais CMOS. Ele representou o Brasil em muitos fóruns internacionais e contribuiu para inúmeras colaborações com a França, em particular, com a Universidade de Montpellier, desde 1990, com vários doutores brasileiros no Laboratório de Informática, Robótica e de Microeletrônica (LIRMM) e os programas de intercâmbio de estudantes com a Polytech.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000