Você está aqui: Página Inicial Notícias Professor de Arquitetura tem trabalho de curadoria reconhecido em prêmio Internacional

Professor de Arquitetura tem trabalho de curadoria reconhecido em prêmio Internacional

Carlos Eduardo Comas, em conjunto com outros professores, produziu exposição sobre a Arquitetura latino-americana premiada pela Society of Architectural Historians
19/06/2017 10:34

O catálogo da exposição “Latin American in Construction: Architecture 1955-1980”, realizada no The Museum of Modern Art (MoMA), recebeu o prestigioso prêmio internacional 2017 Philip Johnson Exhibition Catalogue Award. A exposição de 2015 contou com a curadoria do professor da Faculdade de Arquitetura Carlos Eduardo Comas, juntamente com Barry Bergdoll (Columbia University, EUA), Francisco Liernur (Universidad Torcuato Di Tella, AR) e Patricio del Real (MoMA).

A Society of Architectural Historians (EUA), organizadora da premiação, é a associação internacional mais prestigiosa no gênero. Nos congressos anuais da associação são premiados o melhor livro, o melhor artigo e o melhor catálogo de exposição dos dois anos anteriores, definido por um júri de notáveis.

O catálogo “Latin America in Construction: Architecture 1955-80” leva o nome da exposição realizada no MoMA em 2015. Os curadores da exposição organizaram o volume premiado e Bergdoll, Comas e Liernur assinam os principais ensaios do catálogo. O livro traz históricos nacionais e bibliografias nacionais escritos por diferentes estudiosos convidados, entre eles a professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie Ruth Verde Zein (doutora pelo PROPAR/UFRGS) e a professora da UFRGS Claudia Costa, mais um ensaio fotográfico de edifícios representativos da época, do brasileiro Leonardo Finotti.

A exposição de 2015 ocupou de abril a junho 1.200 m2 nas galerias principais para exposição temporária no MoMA. Foram apresentados aproximadamente 500 documentos, 95% originais do período, incluindo desenhos, fotos, vídeos, maquetes, fotos especialmente encomendadas e mais 20 maquetes analíticas, feitas em Santiago do Chile e em Miami.  Sucesso de crítica e bilheteria, a exposição pode ser conferida neste link.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000