Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Professor do Instituto de Química da UFRGS recebe prêmio Rheinboldt-Hauptmann

Professor do Instituto de Química da UFRGS recebe prêmio Rheinboldt-Hauptmann

Jairton Dupont foi agraciado durante evento na Universidade de São Paulo
25/03/2015 17:20

O professor do Instituto de Química da UFRGS Jairton Dupont recebeu, nesta terça-feira, dia 24 de março, o prêmio Rheinboldt-Hauptmann, honraria promovida pela Universidade de São Paulo (USP) e que reconhece um pesquisador pela excelência do trabalho científico e acadêmico nas áreas de química e bioquímica.

Dupont desenvolve projetos de pesquisa em catálise, tendo publicado mais de 210 artigos em periódicos internacionais, 13 patentes, nove capítulos de livros internacionais e um livro texto de Química Organometálica para a graduação. Na ocasião, o professor da UFRGS proferiu a conferência “De Sais Fundidos a Líquidos Iônicos” e recebeu a premiação das mãos da professora do IQ/USP Liane Marcia Rossi.

História do prêmio

O Prêmio foi criado inicialmente pela Comissão de Pós-Graduação do IQ da USP, em 1987, com a denominação “Conferência Rheinboldt-Hauptmann em Química e Bioquímica”. O nome foi escolhido em homenagem aos professores Heinrich Rheinboldt e Heinrich Hauptmann, alemães, fundadores da Cátedra de Química da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, que tiveram papel importante na nucleação do atual Instituto de Química e seus dois Departamentos.

Com informações da Universidade de São Paulo

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000