Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Professor e laboratório da Faculdade de Agronomia são premiados

Professor e laboratório da Faculdade de Agronomia são premiados

Prêmio o Futuro da Terra será entregue durante as atividades da Expointer 2018
27/08/2018 12:13

O prêmio "O Futuro da Terra" 2018, concedido pelo Jornal do Comércio e pela FAPERGS e entregue durante as atividades da Expointer, destacou o professor Gilmar Marodin e o Laboratório de Análise de Solos, ambos da Faculdade de Agronomia.

Marodin foi premiado na categoria “Cadeias de Produção e Alternativas Agropecuárias”, tendo por base suas relevantes contribuições na formação de recursos humanos, pesquisa e extensão nos temas da qualidade de frutas, tolerância a moléstias, adaptação climática e cadeias produtivas da fruticultura de clima temperado, com destaque para as frutas de caroço, como pêssego, maça, ameixa e pera. Um exemplo destas contribuições é a seleção de diversos materiais destas espécies com menor necessidade de horas de frio, recomendados para cultivo na região da Depressão Central, a partir de estudos desenvolvidos por seu grupo de trabalho na Estação Experimental Agronômica da UFRGS.

O Laboratório de Análise de Solos, atualmente coordenado pelo professor Clesio Gianello, foi premiado na categoria "Inovação, Tecnologia Rural e Empreendedorismo", por seu histórico de 50 anos de atividades de prestação de serviços de análises à comunidade em geral e de desenvolvimento de metodologias analíticas de solos, plantas e outros materiais de interesse agrícola e ambiental, várias utilizadas como referências pela Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo e Tecido Vegetal do RS e SC. Além de ser referência estadual, pioneiro e inovador em vários procedimentos, este laboratório situa-se entre os mais capacitados e renomados no Brasil em sua área de atuação.

Laboratório de Análise de Solos - Foto: Marcos Quintana/ Jornal do Comércio

O prêmio “O Futuro da Terra” é concedido anualmente, desde 1997,  e tem por objetivo homenagear pessoas e projetos que se destacam no desenvolvimento da pesquisa e da tecnologia agropecuária no Rio Grande do Sul. Além dos destaques da UFRGS, também serão homenageados Paulo Bayard Dias Gonçalves (UFSM), com prêmio especial; Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UFPel), Fazenda Corticeiras e Noeli Juarez Ferla (Univates), com prêmio cadeias de produção e alternativas agropecuárias; Fabricio Rochedo Conceição (UFPel) e Safras & Cifras, com prêmio inovação, tecnologia rural e empreendedorismo; e Selo Ambiental IRGS, com o prêmio Preservação Ambiental. A solenidade de premiação ocorrerá durante a 41ª Expointer, no dia 27, segunda-feira, às 19:30h, no Auditório da FARSUL, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000