Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Professora da UFRGS é uma das finalistas do Prêmio Lueny Morell

Professora da UFRGS é uma das finalistas do Prêmio Lueny Morell

Simone Ramires, da Escola de Engenharia, diz que o prêmio reconhece o trabalho realizado junto aos acadêmicos do curso
07/10/2021 15:46

A professora da Escola de Engenharia da UFRGS, Simone Ramires, é uma das finalistas do Prêmio Lueny Morell que reconhece iniciativas relevantes de inovação no campo da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) na América Latina, caracterizada por sua significativa contribuição e impacto no Ensino Superior.

A honraria visa homenagear a memória da fundadora da Academia innovaHiEd, Lueny Morell, “uma mulher que se caracterizou pela capacidade de conectar pessoas e entidades em prol da melhoria educacional, com um impacto verdadeiramente global”.

Foram recebidas 18 propostas vindas de quatro países latino-americanos, sendo que quatro foram as finalistas:

 

  • Simone Ramires (Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil);
  • Esteban Anzoise e Cristina Scaraffia (Universidade Tecnológica Nacional, Escola Regional de Mendoza - Argentina);
  • Irene Hernández Ruiz e Carolina Gómez Fernández (Escola de Informática, Universidade Nacional da Costa Rica), e;
  • Viviana Curatolo e Jorge Almiña (Universidade Tecnológica Nacional, Escola Regional de Buenos Aires - Argentina) - PREMIADA.

 

Segundo Simone, o prêmio reconhece o trabalho realizado junto aos acadêmicos do curso de Engenharia da UFRGS, como por exemplo o projeto Acolhimento dos Calouros da Escola de Engenharia - “Como tornar a UFRGS mais sustentável?”. O projeto é realizado desde 2017 com as 13 engenharias da Universidade e visa criar, inovar, empreender e desenvolver projetos, interagir com outras áreas de conhecimento, buscar alternativas para os problemas apresentados, buscando intervenção, melhoria contínua e propor soluções de sustentabilidade.

O prêmio é organizado pela Academia InnovaHiEd, pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia (IFEES) e pelo Conselho Global de Decanos de Engenharia (GEDC).

MAIS

A professora também recebeu menção honrosa com o trabalho “O novo aprender nos cursos de Engenharia e Tecnologia” na modalidade Trabalho Completo, apresentado durante II Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia (CoBICET), realizado de 30 de agosto a 3 de setembro. O artigo tem como autores, ainda, Carlos Eduardo Santi e Ilka Maria de Oliveira Santi.

A pesquisa contou com 124 respondentes e verificou que, tanto professores como estudantes, têm potencial e responsabilidade de transformarem o ensino, como também de alinharem e potencializarem o uso de inovações em aulas remotas e compartilhar resultados e saberes com o propósito de melhoria contínua.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000