Você está aqui: Página Inicial Notícias Professora da UFRGS recebe prêmio internacional

Professora da UFRGS recebe prêmio internacional

Trabalho de Maríliz Gutterres Soares é reconhecido por importante premiação da indústria do couro
30/01/2017 12:41

A professora do Departamento de Engenharia Química Maríliz Gutterres Soares, chefe do Laboratório de Estudos em Couro e Meio Ambiente (LACOURO), foi a pesquisadora escolhida para receber o prêmio IULTCS Merit Award for Excellence in the Leather Industry 2017. O prêmio reconhece a trajetória de Gutterres, com mais de 30 anos dedicados a projetos especiais, pesquisas e desenvolvimentos na indústria de couro no Brasil.

Gutterres graduou-se em Engenharia Química em 1984 pela UFRGS. Além do trabalho prático na indústria de curtumes e empresas químicas, ela continuou seus estudos científicos, tendo realizado mestrado em Engenharia de Materiais pela UFRGS e o doutorado em Química, na Technische Universitat Bergakademie Freiberg, Alemanha. Seus estudos voltam-se para o uso de tecnologias na indústria coureira. A ênfase das pesquisas da professora está na proteção ambiental com emprego de biotecnologia para processamento do couro, tratamento de efluentes e resíduos. Especificamente, podem-se destacar, sua atuação na geração de biogás como fonte alternativa de energia a partir de resíduos sólidos de curtume e no tratamento de compostos tóxicos de efluentes de curtumes com ênfase em bioprocessos. A professora tem uma centena de publicações em livros e de artigos em revistas científicas.

O IULTCS MERIT AWARD for the Excellence in the Leather Industry é o prêmio máximo conferido pela indústria do couro aos cientistas pesquisadores que se dedicam a esta área. A indicação do homenageado é feita pelos delegados das Sociedades de Tecnologistas e Químicos de Couro de Países Membros da IULTCS, seguida por votação. O prêmio foi instituído em 2005 e consagra, agora, seu sétimo ganhador. Este ano, a entrega ocorre durante o XXXIV Congresso da International Union of Leather Technologists and Chemists Societies (IULTCS), em Chennai, na Índia, no dia 06 de fevereiro.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000