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PROGRAD divulga novas listas de chamamentos para vagas remanescentes

O envio de documentos deve ser feito entre os dias 11 e 17 de abril. Candidato precisa ficar atento ao semestre de início na vaga para a qual foi chamado
10/04/2019 17:16

Nesta quarta-feira, dia 10 de abril, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) divulga listas de 6º e 7º chamamentos de vagas remanescentes do Concurso Vestibular 2019 e de 5º e 6º chamamentos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019. Os chamados nesses editais precisam estar atentos ao semestre de ingresso e de início das aulas, além do prazo de envio, pelo Portal do Candidato, de toda a documentação necessária para a comprovação da vaga, seja a documentação acadêmica ou a documentação das ações afirmativas: das 9h do dia 11 de abril às 23h59min do dia 17 de abril. O não envio de documentação pelo Portal dentro do prazo leva à perda da vaga.

Consulte o Portal Ingresso para informações sobre documentação e postagem

Os chamamentos são em quatro listas, duas para o Vestibular e duas para o SiSU, pois contemplam vagas remanescentes de 2019/1 e de 2019/2. Os candidatos devem ficar atentos, uma vez que os chamados em vagas 2019/1 começam as atividades letivas apenas na próxima turma de ingressantes do curso, ou seja, não necessariamente no semestre posterior, pois há cursos com apenas um ingresso anual. Os candidatos que iniciam o curso em 2020/1 precisam estar atentos às especificidades de seu caso.

6º chamamento do Vestibular (vagas remanescentes de 2019/1)

7º chamamento de vagas remanescentes do Vestibular (vagas remanescentes de 2019/2)

5º chamamento de vagas remanescentes do Sisu (vagas remanescentes de 2019/1)

6º chamamento de vagas remanescentes do Sisu (vagas remanescentes de 2019/2)

Os próximos chamamentos, em caso de vagas remanescentes, serão publicados em 22 de abril. Os candidatos que ainda aguardam vaga podem conferir a atualização da posição na página de ordenamento.

Orientações

Os documentos obrigatórios para todos os candidatos são: histórico escolar, certificado de conclusão do Ensino Médio e documento de identificação, além do devido preenchimento da Declaração de Ocupação de Vaga de Graduação em Instituição Pública de Ensino Superior, documento preenchido de forma online no próprio portal. Além desses documentos obrigatórios a todos os candidatos, os ingressantes que foram classificados pelo Programa de Ações Afirmativas (L1, L2, L3/L5, L4/L6, L9, L10, L13 e L14) devem enviar a documentação referente à sua modalidade de ingresso. As informações específicas para cada modalidade podem ser consultadas no item 12 do Manual do Candidato e no item 9 do Edital.

As instruções relativas ao envio dos documentos (formato dos arquivos, tamanho máximo, navegadores recomendados para acesso ao Portal, etc.) estão disponíveis no Manual do Candidato, no Edital do SiSUneste link. No próprio Portal do Candidato há um tutorial explicativo dos processos. Para acessar o Portal do Candidato, os candidatos via SiSU devem, respeitando o período estabelecido, solicitar o primeiro acesso e criar a senha de acesso.

Consulte o Edital do SiSU e o Manual do Candidato do Vestibular, além do Portal Ingresso.

Para facilitar o processo de matrícula, foram preparados vários materiais explicativos das principais dúvidas dos ingressantes. É importante ler com bastante atenção:

Documentação Acadêmica é para todos os candidatos?
Como fazer o envio da documentação?
Como comprovar que cursou Ensino Médio em Escola Pública?
Como é a matrícula de calouro 2019 que possui vínculo de graduação com a UFRGS?
O que é Registrato e como obter este documento?
Como funciona a ocupação das vagas de graduação?
Como é feita a comprovação de renda? Como é formado o grupo familiar?
O que os classificados em vagas destinadas a pessoas com deficiência precisam fazer?
Qual o procedimento para os classificados nas vagas reservadas por critérios étnico-raciais?
Quais os casos específicos previstos e como proceder na matrícula?
O que fazer depois de enviar corretamente os documentos pelo Portal?
Como funcionam os recursos da avaliação de documentos?

Após a leitura dos materiais informativos, caso ainda haja alguma questão, é possível enviar e-mail para ingresso@ufrgs.br.

#CarimbeSuaVaga

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