Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Programa de Desenvolvimento de Gestores aborda internacionalização

Programa de Desenvolvimento de Gestores aborda internacionalização

Secretário de Relações Internacionais, Nicolas Maillard, foi o palestrante
06/06/2019 11:45

Galeria de Imagens

A internacionalização da Universidade foi o tema da atividade do Programa de Desenvolvimento de Gestores que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 6. O encontro foi realizado no auditório da Faculdade de Arquitetura e teve como palestrante o secretário de Relações Internacionais da UFRGS, Nicolas Maillard.

Durante a abertura do evento, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Maurício Viegas, ressaltou que a internacionalização é um dos itens previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRGS. Para a reitora em exercício, Jane Tutikian, a internacionalização hoje está muito presente na Universidade. “Isso é bastante perceptível nas grandes redes internacionais de pesquisa, que atualmente estão muito fortes e evidenciadas”, afirmou.

Na palestra, Nicolas Maillard apresentou diferentes conceitos de internacionalização e defendeu que ela deve ser entendida para além da mobilidade estudantil. Se, por um lado, as ações individuais são importantes, é necessário que a instituição gerencie a internacionalização – não só por questões legais e estratégicas, mas também para levantar dados e prever tendências. Ao explicar o papel do gestor de relações internacionais, Maillard indicou o livro “O gestor de relações acadêmicas internacionais no Brasil: práticas, papéis e desafios”, recém lançado pela Editora da UFRGS e disponível no Lume. Outra indicação foi o curso “Acordos de dupla diplomação: o que, por que e como fazer”, ofertado gratuitamente na plataforma Lúmina.

Maillard também apresentou dados sobre a internacionalização da universidade, nos âmbitos do ensino de graduação, pesquisa e extensão. “A cada semestre, entre 100 e 150 estudantes estrangeiros de graduação vêm estudar na UFRGS, o que é um número alto em comparação com outras instituições de ensino superior”, afirmou. Em relação à pesquisa, entre 2013 e 2018 a UFRGS teve mais de 18 mil publicações internacionais e 1600 afastamentos de servidores (na maioria docentes), além de 360 parceiros no Programa Institucional de Internacionalização. Na extensão, o secretário destacou programas como o Português para Estrangeiros e o Instituto Confúcio. De um modo geral, juntando todos os indicadores, os principais parceiros multilaterais da UFRGS (aqueles em que há uma simetria entre as diversas ações de internacionalização) são Itália, França, Alemanha, Espanha e Argentina. “Essa internacionalização se reflete não só na sala de aula, mas em outros espaços dentro e fora dos campi da Universidade”, declarou.

Sobre o Programa de Desenvolvimento de Gestores - Com o objetivo de capacitar os gestores da Universidade de forma continuada e permanente, o Programa de Desenvolvimento de Gestores conta com uma série de ações voltadas ao desenvolvimento das competências governamentais, institucionais e gerenciais prioritárias para o desempenho das atividades e das responsabilidades inerentes à função que ocupam. O público-alvo é formado por dirigentes e vice-dirigentes da Administração Central e de unidades regionais e acadêmicas e servidores docentes e técnico-administrativos investidos em cargo de direção, função gratificada e função comissionada de coordenação de curso. A programação conta com palestras, minicursos, mesas-redondas e oficinas, com atividades previstas para até junho de 2020. As inscrições para cada atividade ocorrem de forma independente e devem ser feitas pelo Portal do Servidor. Mais informações estão disponíveis no site do Programa de Desenvolvimento de Gestores.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000