Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Programa de incentivo ao empreendedorismo é novidade na FINOVA

Programa de incentivo ao empreendedorismo é novidade na FINOVA

A iniciativa da SEDETEC e da Pró-Reitoria de Pesquisa busca despertar o interesse pela inovação e contribuir para a formação de graduandos que desejam desenvolver um negócio
15/09/2020 17:19

Programa de Bolsas de Iniciação Empreendedora está na programação da X Feira de Inovação Tecnológica (Finova) do Salão UFRGS 2020. Nesta que é a sua primeira participação no evento, a iniciativa conta com 22 trabalhos homologados. “Espera-se que as propostas apresentadas venham a constituir startups incubadas na UFRGS ou lançadas diretamente no mercado”, comenta Alice Gonçalves, coordenadora do projeto e servidora da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (Sedetec).

Criado em 2019, o programa englobou 23 projetos desenvolvidos de agosto do ano passado até julho deste ano. As bolsas são direcionadas a graduandos que pensam em criar um negócio, sendo que cada equipe tem um professor ou servidor técnico-administrativo da Universidade como mentor, além do apoio dos profissionais da Sedetec. Ao longo de um ano, período de vigência das bolsas, os estudantes participam de uma formação voltada para a realização de seus empreendimentos. Neste ano, o programa teve início em agosto e terminará em julho de 2021, com 25 equipes participantes.

Um exemplo de proposta inovadora elaborada nesse contexto, de acordo com Alice, é a ByCropstartup voltada à aplicação inteligente de herbicidas. A equipe participou da edição de 2019 do programa de bolsas e foi selecionada, neste segundo semestre de 2020, para incubação na Incubadora Héstia. Esta e outras iniciativas podem ser conhecidas na página da Finova.

A feira já tem a tradição da apresentação de trabalhos em formato de vídeo, o que, segundo Alice, foi um elemento facilitador para que os grupos participantes enviassem suas colaborações ao Salão UFRGS em sua versão virtual. Essa característica fez com que a Finova se tornasse um modelo para os demais eventos do Salão.

Visite o site da Feira de Inovação Tecnológica: www.ufrgs.br/finova e o site do Salão: www.ufrgs.br/salaoufrgs

Por Karoline Costa (Bolsista da SECOM no Salão)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000