Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Projeto Cinemas em Rede exibe documentário "A parte do mundo que me pertence"

Projeto Cinemas em Rede exibe documentário "A parte do mundo que me pertence"

Sala Redenção apresenta o premiado filme nesta quinta-feira, 15 de agosto, às 19h
14/08/2019 11:12

A programação do segundo semestre do projeto Cinemas em Rede será inaugurada nesta quinta-feira, dia 15, às 19h, com o documentário “‘A parte do mundo que me pertence”, de Marcos Pimentel. O filme será exibido, simultânea e gratuitamente, em sete universidades federais espalhadas pelo país: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), de onde o diretor participará de um debate com transmissão ao vivo, após o término da sessão.

O longa é uma obra autoral sobre sonhos e desejos de pessoas comuns. Pequenas histórias da vida cotidiana de diferentes personagens que têm rotinas simples, anônimos que geralmente não são notícias de jornais. “Um filme que busca restituir a intimidade das pessoas e atingir a essência da existência de cada um de seus personagens. Um íntimo e inspirado mosaico de sons e imagens, que revela que parte da grandeza do ser humano reside exatamente nas sutilezas de seus pequenos gestos”, explica Marcos Pimentel.

“A parte do mundo que me pertence” foi o vencedor da mostra Novos Rumos do Festival do Rio, em 2017, como “Melhor Filme” em competição. Também ganhou o prêmio de “Melhor Longa Documentário” no 2º Indian World Film Festival (Índia, 2018) e recebeu uma menção honrosa no PireDOC, Festival de Cinema de Pirenópolis (GO, 2018).

O evento é mais uma edição do Cinemas em Rede, iniciativa que conecta cinemas e exibidores das instituições federais de educação, ciência e cultura à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), criando um circuito nacional para a produção audiovisual brasileira.

A Sala Redenção está localizada no Campus Centro da UFRGS. Entrada franca.

Confira a programação do segundo semestre do Cinemas em Rede:

  • 19/9 – Além do Espelho, de Ana Luiza Flauzina;
  • 17/10 – Eleições, de Alice Riff;
  • 21/22 – Substantivo feminino, de Daniela Sallet e Juan Zapata.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000