Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Projeto de extensão orienta sobre coronavírus e gestação

Projeto de extensão orienta sobre coronavírus e gestação

30/03/2020 13:56

Quais os efeitos do coronavírus na gestação? Mulheres grávidas integram o chamado grupo de risco para a Covid-19? Como continuar o pré-natal em meio à pandemia? Existe alguma contraindicação para a amamentação nesse período? E as mulheres que estão planejando engravidar devem esperar um pouco? Se o planejamento de uma gestação, a gravidez e o pós-parto são, por si só, épocas de muitas dúvidas e incertezas, vivenciar essas etapas em meio a uma pandemia pode ser ainda mais difícil.

Para esclarecer as dúvidas da população e dos profissionais de saúde sobre a relação Covid-19 e gestação, o Sistema Nacional de Informação sobre Agentes Teratogênicos (SIAT) da UFRGS tem revisado diariamente as publicações científicas sobre o tema. A partir desse levantamento, a equipe publica boletins no site do projeto sempre que há novas informações relevantes.

A coordenadora do SIAT, Lavínia Schüler-Faccini, conta que o projeto de extensão trabalha há 30 anos com a difusão de informações sobre os chamados agentes teratogênicos, isto é, aqueles que são capazes de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. O objetivo é informar mulheres grávidas, ou que estejam planejando uma gestação, os companheiros e a população em geral sobre os riscos de determinados medicamentos, substâncias e doenças durante a gravidez. Outro público-alvo é o dos profissionais em saúde, que podem acompanhar no site do projeto publicações científicas atualizadas sobre o tema.

Em entrevista à Rádio da Universidade, a pesquisadora esclarece que, até o momento, mulheres grávidas não constituem um grupo de risco para o coronavírus e, por isso, devem tomar os mesmos cuidados que a população em geral. Lavínia também fala sobre a continuidade do pré-natal, se há possibilidade de transmissão do coronavírus no parto e na amamentação e orienta sobre o planejamento de uma gravidez. Confira neste link.

Mais sobre o SIAT

Localizado no Serviço de Genética do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o SIAT é formado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos geneticistas e obstetras, biólogos e biomédicos e também por alunos de graduação dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Medicina. Além do site, o serviço disponibiliza um e-mail para esclarecimento de dúvidas (tanto de profissionais de saúde quanto da população em geral): siatgv@gmail.com. Profissionais de saúde também podem efetuar consultas pelo link http://consulta.gravidezsegura.org/.

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000