Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Projeto de extensão Territórios Negros lança jogo pedagógico

Projeto de extensão Territórios Negros lança jogo pedagógico

Para uso em sala de aula, As Viagens do Tambor apresenta um percurso que evidencia marcas da presença e pertencimento negro na capital gaúcha
11/07/2018 17:09

Nesta sexta-feira, dia 13, acontece o lançamento do jogo pedagógico As Viagens do Tambor. Para uso em sala de aula, o jogo de tabuleiro apresenta um percurso na cidade de Porto Alegre, que evidencia, aos professores e aos estudantes, marcas da presença e pertencimento negro na capital gaúcha. As Viagens do Tambor faz parte de um conjunto de materiais pedagógicos desenvolvidos pelo projeto de extensão Territórios Negros: patrimônios afro-brasileiros em Porto Alegre, do Laboratório de Ensino de História e Educação da UFRGS.

A proposta de elaboração do jogo é proveniente dos diálogos e das práticas extensionistas estabelecidos no programa ao longo dos anos de 2016 e 2017. O processo de construção do material contou com a atuação de diversos sujeitos, tanto de dentro como de fora da Universidade, que estiveram presentes em todas as etapas do processo de composição do jogo, sendo eles: militantes dos movimentos sociais, representantes de instituições que prezam pela conservação do patrimônio histórico negro na cidade de Porto Alegre, mestres Griôs, religiosos da matriz africana, pesquisadores, professores, estudantes e artistas.

A produção do jogo pedagógico visa atender à Lei nº 10.639/03, que alterou o artigo 26A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e regulamentou a obrigatoriedade do ensino das histórias e das culturas da África, dos africanos e dos afro-brasileiros nas instituições de ensino brasileiras. A promulgação dessa legislação, em 2003, foi resultante de luta política histórica da população negra brasileira e inaugurou um caminho de novas perspectivas e novos tensionamentos para o campo da educação.

O lançamento do jogo As Viagens do Tambor ocorre às 18h, na sala 102 da Faculdade de Educação (Av. Paulo Gama, 110 – Prédio 12.201 – Campus Centro). Entrada Franca.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000